Estreia positiva para a Neonyt em Düsseldorf

A feira de moda sustentável Neonyt realizou-se pela primeira vez em Düsseldorf, em paralelo com a Fashn Rooms e sob a alçada da Igedo Exhibitions, e parece ter encontrado uma nova casa para o futuro, com a organização a mostrar-se satisfeita com os resultados.

Neonyt - Green Circle [©Igedo Exhibitions]

Entre 28 e 30 de janeiro, a Fashn Rooms e a Neonyt juntaram 400 marcas de vários segmentos na Areal Böhler de Düsseldorf. Para a Neonyt, que foi licenciada pela Messe Frankfurt à Igedo Exhibitions, foi uma estreia nesta cidade, depois da feira de moda sustentável ter tido já passagens por Paris, Berlim e Frankfurt.

«Estamos muito satisfeitos», assumiu Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt. «Para trás ficam três dias bem sucedidos de feira da primeira Neonyt licenciada em Düsseldorf», referiu.

Ulrike Kähler e Olaf Schmidt (ao centro) [©Igedo Exhibitions]
Segundo o comunicado da organização, tanto para expositores – uma lista onde constam vários portugueses, incluindo a Chulé, a Emblazer, a Maxigrau/MaxiLeaf, a Näz e o iTechStyle Green Circle – como para visitantes, a Neonyt «não encontrou uma nova casa em Düsseldorf, mais parece que voltou a casa».

«As nossas expectativas foram mais do que correspondidas pelo espaço, as infraestruturas e toda a organização até o catering, não podia ser melhor. Isso dá-nos confiança para o evento do verão e que marcas ainda mais carismáticas venham expor e atraiam mais compradores. Uma coisa é certa: as sinergias com a Fashn Rooms são óbvias e mais do que confirmadas», destacou Heiko Wunder, diretor-geral da wunderwerk.

Neonyt [©Igedo Exhibitions]
Ulrike Kähler, diretora-geral da Igedo Exhibitions, confessou que «tivemos 120 dias para lançar a primeira Neonyt em Düsseldorf. Nesse tempo convencemos mais de 80 marcas – estritamente selecionadas de acordo com a sustentabilidade e moda – para se apresentarem num ambiente ainda desconhecido, em parte marcas novas e excitantes e outras bem estabelecidas. Sinto-me orgulhosa por ter uma comunidade internacional tão grande em Düsseldorf para este arranque. A minha equipa e eu já estamos entusiasmados pelos futuros desenvolvimentos para a edição de verão da Neonyt Düsseldorf em julho de 2023».

Fashn Rooms mantém confiança

Também a feira de vestuário, calçado e acessórios Fashn Rooms se mostrou «indispensável», garante a Igedo Exhibitions, graças à variedade de produtos e segmentos. O balanço é igualmente positivo para o Showroom Concept, que permite ter reuniões com compradores também nos dois dias anteriores ao início da feira.

«Tal como nas estações passadas, a Fashn Rooms foi um rotundo sucesso. Os compradores mantiveram os agendamentos e estamos absolutamente satisfeitos com as encomendas que colocaram. Este evento na Areal Böhler é, por isso, uma plataforma obrigatória para nós», sublinha Oliver Braun, proprietário da The.noon/Oliver Braun Agency.

Fashn Rooms [©Igedo Exhibitions]
O formato conjunto de seminários da Fashn Rooms e da Neonyt, batizado simplesmente de The Stage, ficou igualmente aprovado, tendo juntado a conferência Fashionsustain, mais focada na sustentabilidade, e apresentações de tendências e de outros temas mais ligados à moda – que serão posteriormente disponibilizadas online.

«Em Düsseldorf fomos bem-sucedidos a entusiasmar os retalhistas de moda com o nosso tema principal “Moda e Retalho” e a dar impulsos frescos ao mercado, graças a muitos espetadores interessados», acredita Olaf Schmidt, que realçou que a conferência Fashionsustain «estimula a discussão e funciona como uma plataforma de ideias, oferecendo um formato de diálogo para troca de melhores práticas e discussão de objetivos de sustentabilidade».

Na próxima edição, as duas feiras mantêm-se juntas, estando agendadas para 22 a 24 de julho, com o Showroom Concept a iniciar-se dois dias antes.