Espanha tem nova empresa de reciclagem

Quatro empresas espanholas juntaram-se para criar a ThePostFiber, uma empresa de reciclagem mecânica fibra a fibra que irá recolher, processar e transformar vestuário pós-consumo em novos produtos.

[©Têxtil Santanderina]

A notícia, avançada pela Modaes, indica que a Textil Santanderina, a Moda re-, a Hallotex e a Margasa são sócias, com quotas iguais, desta nova empresa, que começará a laborar com a nova fábrica que a Fundació Formació i Treball, que faz parte da Moda re-, está a construir em Sabadell, Barcelona.

A ThePostFiber, que tem sede em Mataró e é liderada por Sara Díez Jáuregui, ex-diretora de empresas como Zalando, Nike ou Zara, terá uma estrutura vertical e vai recolher, processar e transformar vestuário pós-consumo em novas fibras, fios, tecidos e peças de vestuário, com cada uma das empresas fundadoras a contribuir com a sua especialização: a Formació i Treball, que faz parte da Moda re-, é gestora de resíduos têxteis; a Textil Santanderina é um dos maiores grupos espanhóis de têxtil; a Margasa produz tecnologia industrial para reciclagem têxtil; e a Hallotex é uma fornecedora de diversos serviços têxteis, da tricotagem à confeção. Desde 2020, a Hallotex e a Têxtil Santanderina são parceiras na área da reciclagem têxtil, tendo criado uma unidade de reciclagem mecânica da fibra à fibra em Tânger, Marrocos.

A primeira fábrica da ThePostFiber em Sabadell, terá 28.000 metros quadrados e capacidade para processar mais de 50.000 toneladas de resíduos por ano.

Após a recolha, os resíduos pós-consumo serão selecionados, com os que forem inadequados a poderem ser vendidos para empresas de reciclagem química que não possuem cadeia vertical e necessitam de matéria-prima.

Os resíduos têxteis com elevada concentração de celulose serão transformados em fibras ou tecidos, podendo mesmo ir até à confeção de peças de vestuário.

As expectativas para o novo projeto, que começou a ser pensado em 2021, incluem o início da produção em junho, com os primeiros produtos a deverem chegar ao mercado na primavera-verão de 2025.

O objetivo da ThePostFiber, refere a Modaes, é abrir mais fábricas de reciclagem, em Espanha e no estrangeiro.