Epson revela novidades na estamparia digital

Na feira de tecnologia ITMA, que decorre até quarta-feira, a especialista em impressão está a mostrar as mais recentes soluções de estamparia para a indústria têxtil, que trazem mais eficiência e sustentabilidade.

[©Epson Como Printing Technologies]

Nesta edição da ITMA, que começou no passado dia 8 de junho e decorre até 14 de junho em Milão, a Epson tem em destaque as novas impressoras Monna Lisa, com especificações diversas que permitem servir diferentes subsetores, da moda aos têxteis-lar.

«A Epson continua a apostar na renovação e expansão da sua gama de soluções de estamparia têxtil, oferecendo aos clientes a oportunidade de responder às necessidades de um mercado em constante crescimento e cada vez mais competitivo, ao mesmo tempo que investiga e experimenta novas visões, desde processos mais curtos à utilização de novas fibras», afirma Paolo Crespi, diretor comercial da Epson Como Printing Technologies. «Graças à nossa Monna Lisa, agora alargada, queremos reforçar a forma como a transição para processos de produção cada vez mais sustentáveis pode ser implementada através de soluções altamente flexíveis», acrescenta.

A Monna Lisa ML-16000/HY, que a Epson descreve como «revolucionária», é capaz de criar de forma exclusivamente digital qualquer efeito, permitindo obter tecidos estampados com designs modernos, incluindo metálicos dourados ou prateados e brancos totalmente opacos. «É a impressora ideal para as empresas que precisam de otimizar a produção de estampados complexos e oferecer ao mercado um ponto extra de criatividade», sublinha a empresa.

[©Epson Como Printing Technologies]
Já na Monna Lisa ML-24000, «conceitos de flexibilidade e eficiência de produção são levados mais longe graças à vasta gama de cores disponíveis», à redução das paragens de produção para mudança de tinta e à capacidade de produzir tecidos estampados certificados sem necessidade de mudar o tipo de tintas na máquina. Esta é a primeira impressora equipada com 24 cabeças de impressão Epson PrecisionCore, podendo estampar qualquer tipo de fibra, desde as artificiais e sintéticas às alternativas vegetais inovadoras. Graças à sua compatibilidade, podem ser usadas tintas com certificações específicas, como GOTS e Oeko-Tex, de forma rápida e simples, contando com a produção de uma única máquina, revela a Epson em comunicado.

A Epson está ainda a mostrar a Monna Lisa ML-8000, «a primeira impressora da série concebida com a nova configuração REACID, que é nova no ambiente da Monna Lisa e que em breve estará disponível para outras impressoras da série» que «acrescenta uma vasta seleção de materiais e fibras à lista de tecidos compatíveis com as impressoras Monna Lisa, incluindo fibras não tradicionais, e reforça a capacidade da Monna Lisa para se adaptar a uma grande variedade de requisitos de impressão, proporcionando uma grande flexibilidade de utilização», resume a empresa.

No stand na ITMA, os visitantes podem igualmente encontrar a Monna Lisa ML-32000, com 340 cm de largura, pensada para uma maior eficiência para o sector dos têxteis-lar, as soluções Epson SureColor e também exemplos de criações de moda concretizadas com tecnologia da Epson, nomeadamente de Lie Sang Bong, Aguri Sagimori e Yuima Nakazato.

[©Epson Como Printing Technologies]