«As feiras oferecerão uma plataforma de negócios completa e um conjunto incrível de sinergias para o sector», garante a Messe Frankfurt (HK) Ltd, que realiza a feira dedicada aos têxteis-lar – e ainda a ISAF e Yarn Expo – em parceria com o CCPIT – China Council for the Promotion of International Trade e a CHTA – China Home Textile Association. «Realizada durante a tradicional época de pico de aprovisionamento da indústria de têxteis-lar chinesa, além de estar localizada no coração comercial da China, esta feira é uma forma eficaz para as empresas começarem bem o ano e apresentarem novas coleções de produtos», destaca a organização.
No início do ano, o aparecimento e rápida disseminação do novo coronavírus no continente asiático, e posteriormente à escala global, levou ao cancelamento da Intertexile Shangai Home Textiles – Spring Edition, que em 2019 acolheu 291 expositores de 10 países e 22.296 compradores profissionais de 60 países. «A natureza dos compradores contemplou desde produtores, designers e retalhistas a empresas comerciais e até hotéis – proporcionando vastas oportunidades de negócio ao longo de toda a cadeia de fornecimento de têxteis-lar», adianta a Messe Frankfurt (HK) Ltd.
Já a habitual edição de outono do certame decorreu, como previsto, no passado mês de agosto e atraiu mais de 644 expositores de 11 países e 26.673 mil visitantes profissionais de 42 países, num formato híbrido, que contou com uma plataforma online para além da feira física. A próxima Intertextile Shanghai Home Textiles – Autumn Edition está agendada para 25 a 27 de agosto de 2021. Ambas edições, na primavera e no outono, apresentam uma ampla seleção de têxteis-lar, incluindo roupa de cama e banho, toalhas de mesa e cozinha, tapetes e tecnologias.
Sustentabilidade em foco
O grupo Lenzing, um dos maiores produtores mundiais de fibras não-naturais à base de celulose, encontra-se entre os principais atores do sector que já confirmaram a sua presença na Intertexile Shangai Home Textiles – Spring Edition. «Embora a indústria de têxteis-lar tenha, até certo ponto, registado um impacto negativo originado pelo surto de Covid-19, existem oportunidades e desafios para o sector», afirma Lesley Wu, responsável pelo desenvolvimento do negócio dos têxteis-lar na Lenzing Fibers, em Xangai.
Deste modo, a participação do gigante na produção de fibras celulósicas nesta edição primaveril da feira sob a chancela da Messe Frankfurt (HK) Ltd reveste-se de importância fulcral. «Vamos expor na Intertextile Shanghai Home Textiles porque se trata de uma feira comercial influente para a indústria», reconhece Lesley Wu. «Como o grupo Lenzing está a expandir-se no mercado de têxteis-lar, queremos usar esta plataforma para mostrar as aplicações das fibras da marca Tencel em têxteis-lar e promover ainda mais a sustentabilidade através das nossas fibras Tencel», admite.