Reduzir resíduos, investir na reutilização e apostar na colaboração entre indústrias para minimizar o desperdício foram algumas das ideias debatidas e defendidas na 2.ª conferência “Serei Mesmo Verde?” em Barcelos, onde a Valérius Hub teve a palavra pela ITV na defesa do ambiente.
Um debate do ponto de vista das empresas e dos territórios sobre os desafios e as respostas para uma transição ecológica no horizonte 2030 (e 2050) foi o repto lançado em prol do ambiente na 2.ª Conferência “Serei Mesmo Verde?”, que decorreu no passado dia 4 de novembro em Barcelos.
Depois de um primeiro painel que abordou a perspetiva dos territórios e contou com as intervenções de Manoel Batista, presidente da presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e da Câmara Municipal de Melgaço, e de João Pedro Cruz, vice-presidente da Câmara Municipal de Mangualde, que deixaram uma mensagem clara: é fundamental investir em sinergias entre os territórios.
A diretora de sustentabilidade e circularidade da Valérius Hub abordou ainda a perspetiva empresarial tendo por base o desenvolvimento de projetos que minimizam o impacto da indústria da moda no ambiente, dando como exemplo o Centro de Reciclagem da Valérius como parte integrante da estratégia de circularidade do grupo. «Em primeiro lugar está a prevenção. Depois é urgente reduzir resíduos, investir na reutilização e na inovação para a criação de novos produtos a partir dos resíduos industriais», apontou. Outra das suas preocupações prende-se com o preço do gás: «embora já exista um grande investimento em energias alternativas, não é suficiente para o consumo do sector» garantiu Eugénia Teixeira.
A tarde terminou com a intervenção de Carlos Alberto Cardoso, assistente parlamentar acreditado (APA) no Parlamento Europeu, tendo por base a estratégia da UE a este desafio global. «Na União Europeia, o combate às alterações climáticas deveria originar uma transformação gradual e tranquila. Vai ser uma revolução, dificultando a concretização das ações que possibilitem a realização das metas e objetivos climáticos a que nos comprometemos», referiu.
A 2.ª Conferência “Serei Mesmo Verde?” integrou as comemorações do 13.º aniversário da Essência – Comunicação Completa e assinalou os dois anos do seu projeto Essência do Ambiente – um blog noticioso dedicado aos temas do ambiente e da sustentabilidade que dá palco e voz a projetos e práticas sustentáveis.