DyStar é vendida à Platinum Equity

A BASF, Bayer e Hoechst anunciaram que a Platinum Equity, uma empresa multinacional de investimentos sedeada na cidade de Los Angeles, planeia adquirir a DyStar, empresa de Frankfurt especializada na produção de corantes têxteis. O acordo de compra e venda foi assinado com os actuais proprietários da DyStar, nomeadamente: BASF (30% de quota), Bayer (35% de quota) e a Hoechst (35% de quota), subsidiária da Aventis. Segundo este acordo, a Platinum Equity vai adquirir a totalidade das acções da DyStar. Todas as partes acordaram não revelar mais detalhes financeiros da operação, que será ainda sujeita à aprovação pelas autoridades da concorrência.

De acordo com Tom T. Gore, Administrador e Director-geral da Platinum Equity, existe uma enorme confiança no potencial futuro da DyStar, que é actualmente a empresa líder no mercado de corantes para a indústria têxtil.

A DyStar foi fundada pela Bayer e a Hoechst em 1995 e alargada para incluir as actividades na área de corantes têxteis da BASF em 2000. A DyStar possui actualmente cerca 3.900 trabalhadores em todo o mundo, estando activa em todos os mercados têxteis chave através das suas subsidiárias. Em 2003, a DyStar registou vendas no valor aproximado de 800 milhões de euros.

Desde a sua fundação, em 1995, a Platinum Equity já adquiriu mais de 40 empresas e desenvolveu uma carteira com 19 empresas líderes de mercado com mais de 32.000 trabalhadores e rendimentos de 5,5 mil milhões de dólares (4,5 milhões de euros). Em 2003, a Platinum Equity foi considerada a 34ª maior empresa privada dos EUA.