Na XXVII Gala dos Globos de Ouro, promovida pela SIC e pela Caras, o designer conquistou o galardão de Personalidade do Ano na categoria de moda, na qual estavam também nomeados Joana Duarte, da marca Béhen, Carlos Gil, Constança Entrudo e Luís Carvalho.
«Qualquer um deles seria também um justo vencedor», realçou Dino Alves no seu discurso de aceitação do prémio, uma distinção que dedicou a amigos já falecidos e aos pais, «que sempre me deixaram ser aquilo que eu quis ser e por isso estou aqui hoje. Onde quer que estejam, muito obrigado».
Durante o discurso, o designer agradeceu, além dos amigos e família, a diversas entidades, incluindo à ModaLisboa e às várias parcerias que tem estabelecido, deixando um reconhecimento especial «sobretudo às costureiras, muito em especial a uma costureira que me acompanha há 20 anos e que nunca me deixa ficar mal: Francisca Oliveira, este globo também é seu», sublinhou. «Agradeço também à malta da Bica, que me tem lançado desafios e que me acolheu muito bem no seu bairro», acrescentou Dino Alves, que nos últimos dois anos tem sido o responsável pelo design dos figurinos da marcha da Bica.
Formado em Pintura na Escola Superior Artística do Porto, Dino Alves é um dos mais conceituados criadores portugueses, sendo presença assídua na ModaLisboa desde 1997. Na próxima edição do evento, que decorre de 5 a 8 de outubro, será o responsável por encerrar a passerelle.
Além das coleções sazonais, o designer tem também desenvolvido figurinos para espetáculos de dança e teatro, assim como guarda-roupas para publicidade, eventos de moda e lançamentos de produtos. Em 2022, lançou uma marca nova, batizada 2nd Upcycled Label, em parceria com a loja de roupa masculina Mister Man.