Dezenas de expositores lusos confirmados na ISPO Munich

Cerca de 40 empresas portuguesas vão marcar presença na próxima edição da feira de desporto alemã, que se realiza de 28 a 30 de novembro e deverá contar, no total, com mais de 2.000 expositores.

[©Mundifeiras]

A participação portuguesa na ISPO Munich nos últimos 15 anos aumentou consideravelmente, o que mereceu uma celebração da representante da ISPO em Portugal, Tania Mutert de Barros, na edição de fevereiro do Modtissimo. «Começámos em 2008 com mais ou menos com meia dúzia de expositores e, na última edição, em novembro de 2022, contámos com o número recorde de 43 expositores portugueses», explicou, na altura, Tania Mutert de Barros.

Na próxima edição, agendada para o final de novembro, serão cerca de 40 os expositores nacionais, divididos por dois stands coletivos – uma ilha no pavilhão C1 ISPO Textrends, dedicada aos materiais, confeção e acessórios têxteis, e outra no pavilhão A1 ISPO Outdoor, com propostas de moda desportiva e peúgas – e 13 empresas em stands individuais, a que se junta o iTechStyle Green Circle.

Portugal deverá estar igualmente bem representado nos prémios ISPO Textrends, que destacam os materiais e os produtos mais inovadores. No ano passado, as empresas portuguesas tiveram 41 amostras selecionadas: 32 no concurso de materiais e 9 naquela que foi a primeira edição dos prémios dedicada a vestuário desportivo.

Nesta edição, a feira estará, como habitualmente, dividida em oito segmentos: outdoor, que destaca as modalidades desportivas ao ar livre; o Future Lab, lançado em 2022, com palestras, conteúdos e soluções para o futuro da indústria; snowsports, que reúne marcas e retalhistas de desportos de neve, como esqui e snowboard; sportsfashion, com foco na moda; teamsports, com materiais, equipamentos e tendências para desportos de equipa; health & fitness, onde estarão expostas soluções para melhorar a condição física e mental e mostras especiais em áreas como corrida e padel; textrends, onde parceiros e fornecedores têxteis apresentam fibras, tecidos, materiais e componentes; e sourcing & manufacturing, com fornecedores e soluções inovadoras e sustentáveis.

Sob o lema “Novas perspetivas sobre o desporto”, o foco desta edição estará, de resto, na inovação, na sustentabilidade e na moda associada ao desporto, conceitos que serão explorados no Future Lab, onde terão lugar várias conferências sobre temas pertinentes para a indústria de desporto.

Em Munique estarão presentes mais de 2.000 expositores – o que representa um aumento face aos 1.700 da edição de 2022, segundo os números avançados ontem pela organização –, incluindo marcas como Patagonia, Fjällräven, Jack Wolfskin, Merrell e Rossignol, que irão ocupar 11 pavilhões da Messe München.

Na edição da ISPO Munich no ano passado, que foi a primeira a realizar-se no final de novembro, depois de vários anos a realizar-se no final de janeiro e início de fevereiro, marcaram presença cerca de 40 mil visitantes internacionais.