Destinos da maquinaria alemã em análise

Apesar do actual clima económico mundial, os fabricantes alemães de maquinaria e acessórios para a indústria têxtil exportaram equipamentos no valor de 3,79 mil milhões de euros em 2003, evidenciando um nível elevado de negócio. A China permanece como principal mercado para a maquinaria e equipamentos têxteis alemães, mas a Rússia está a subir no ranking, de acordo com os últimos dados divulgados pela associação sectorial germânica VDMA.

Em termos gerais, as vendas de equipamentos de fiação cifraram-se nos 942 milhões de euros, registando um crescimento superior a 5% e representando mais que 25% do total de exportações de maquinaria têxtil. As vendas de equipamento de tecelagem registaram uma subida de 18%, cifrando-se nos 549 milhões de euros, enquanto as máquinas de malhas registaram um crescimento de 1,2% com uma quota de exportação de 20%. Os sectores de maquinaria de lavagem, branqueação, tingimento e acabamento, registaram perdas significativas, com as vendas a sofrerem uma quebra de 17%.

A China manteve-se como principal mercado de exportação, registando um crescimento superior a 35%. As vendas de maquinaria no sector de tecelagem aumentaram em mais de 100% relativamente a 2002, e nos outros sectores, as variações registadas situaram-se entre os 22% e os 61%. Mais uma vez, a excepção surgiu nos sectores de lavagem, branqueação, tingimento e acabamento, com perdas de 28%.

As vendas para a Turquia também registaram uma variação positiva, aumentando em 6%, cifrando-se nos 555 milhões de euros, o que representa uma quota de 15% do total das exportações alemãs de maquinaria têxtil. Os EUA foram responsáveis por vendas no valor de 276 milhões de euros, enquanto a Itália registou um total de 172 milhões de euros.

As vendas para os quatro principais destinos de exportação, China, Turquia, EUA e Itália, cifraram-se nos 2 mil milhões de euros, representando 53% do total das exportações de equipamentos têxteis.

Outros mercados relevantes foram a Índia, com 109 milhões de euros, Taiwan, com 77 milhões de euros e a Coreia do Sul com 77 milhões de euros. A Ásia representa o mercado mais importante, com as vendas para esta região a subirem 6%, representando 45% do total das vendas realizadas em 2003.

No entanto, a indústria têxtil da Rússia está a tornar-se cada vez mais importante para os fabricantes alemães de máquinas têxteis. Desde 1999 as exportações alemãs de maquinaria têxtil e acessórios para a Rússia aumentaram continuamente, atingindo os 21 milhões de euros em 2003. O equipamento de fiação foi responsável por um terço das exportações, enquanto os equipamentos de lavagem, branqueação, tingimento e acabamentos foram responsáveis por 32% das vendas. Nos últimos quatro anos, a Rússia passou da 50.ª para a 33.ª posição na lista dos principais mercados de exportação de maquinaria têxtil alemã.

Devido à crescente importância deste mercado, a feira de equipamento têxtil Inlegmash Moscow, a decorrer em Moscovo entre os dias 21 e 25 de Junho, vai contar com a presença de 57 empresas alemãs.