Designers dão workshops de moda

Hugo Costa, Katty Xiomara, Alexandra Oliveira, da Pé de Chumbo, e Victor Huarte, da Huarte, vão orientar quatro workshops promovidos pelo Portugal Fashion no centro comercial NorteShopping.

Katty Xiomara [©Portugal Fashion-Ugo Camera]

Os workshops, com uma duração entre duas e três horas, terão lugar no Silo-Espaço Cultural, no Piso 0 do centro comercial em Matosinhos, nos dias 19, 20, 26 e 27 de janeiro a partir das 15 horas. As inscrições estão já abertas no website do Norte Shopping, com cada um sujeito a uma taxa de participação.

«Tendo como conceito base o aproximar da moda de autor ao público, as Flash Stage pretendem promover, também, o upcycling e a sustentabilidade. Dar uma nova vida a peças de roupa antigas, através de métodos e técnicas amplamente dominadas pelos designers, ou aconselhar formas de investir na altura de comprar roupa nova, são os temas fundamentais», descreve o Portugal Fashion em comunicado.

O primeiro workshop assume como tema “Escrever no que vestimos” e será conduzido por Hugo Costa. O designer, conhecido pela sua marca epónima, usa a pintura à mão para deixar mensagens escritas nas peças que cria, uma técnica que irá partilhar com os participantes, orientando-os na customização de t-shirts ou sweatshirts.

No sábado, dia 20 de janeiro, será Katty Xiomara a orientar o workshop “Bem-vestir”, no qual se pretende explorar formas de otimizar o guarda-roupa, destacando elementos essenciais e dispensáveis, além da importância de cores e detalhes. A participação inclui o livro “Reflexo – Guia de bem-vestir”, lançado em 2020 pela designer.

Na semana seguinte, a 26 de janeiro, é a vez de Alexandra Oliveira, designer da marca Pé de Chumbo, dirigir o workshop “Misturar para criar”, onde os participantes são desafiados a levar uma peça para transformação, promovendo o modelo “faça você mesmo”.

O último atelier, a 27 de janeiro, será dedicado ao denim, sob a designação “Recriar Peças de Denim”, resultado de uma parceria entre a Huarte, a marca do designer Victor Huarte, e a Salsa. Neste workshop, os participantes poderão transformar jeans em saias, coletes ou tote bags, permitindo a customização conforme as preferências de cada um, sob a orientação e o apoio de Victor Huarte e da equipa de modelação e costura da marca portuguesa de jeanswear.