O concurso de design da Ecco abriu candidaturas no final de 2022, entre outubro e novembro, e contou com 51 propostas de 14 países, incluindo Alemanha, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Polónia, Roménia (país com mais submissões) e Portugal. Segundo o júri, «a qualidade das propostas foi muito elevada, houve uma grande partilha de excelentes ideias que mostraram como a icónica Pot Bag pode ganhar tantas formas diferentes», mas foi Ana Ribeiro, estudante de mestrado em Design e Desenvolvimento de Produto no IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, que convenceu, com o conceito bag4today.
De acordo com um comunicado de imprensa da marca, Ana Ribeiro «apresentou um design que corresponde às características da marca de qualidade, inovação e moda, em parceria com uma interpretação multifacetada para a Ecco Pot Bag, ao apostar em vários encaixes para complementar o estilo de vida das novas gerações, mais urbanas, sempre em movimento e com necessidade de artigos versáteis».
O Ecco Design Lab Award foi criado, revela a marca dinamarquesa, «com o objetivo de explorar o potencial criativo e artístico das novas gerações e aproximar os seus produtos a novos consumidores», tendo esta primeira edição sido direcionada para participação de estudantes europeus das áreas de arte e design, que tiveram de redesenhar a Ecco Pot Bag, um modelo icónico da marca. O sucesso desta estreia, afirma a Ecco, «renova a aposta da marca em criar mais dinâmicas que permitam uma maior interação entre a mesma e os jovens consumidores».