Designer luso-canadiano na corrida aos Óscares

Luís Sequeira, designer luso-canadiano, está nomeado para a 94.ª edição dos Óscares pelo guarda-roupa do filme "Nightmare Alley - Beco das Almas Perdidas", do mexicano Guillermo del Toro.

[©Instagram Luís Sequeira]

Nomeado para o Óscar de Melhor Guarda-Roupa, a categoria na qual esteve indicado em 2018, com o filme “A Forma da Água”, do mesmo realizador, Luís Sequeira volta à competição ao lado dos filmes igualmente nomeados “Cruella”, “Cyrano”, “Duna” e “West Side Story”.

Por conta de “Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas”, o designer também está nomeado para os BAFTA, do Reino Unido, e para os prémios da Associação de Figurinistas dos Estados Unidos.

Nascido no Canadá, Luís Sequeira é filho de portugueses, tem dupla nacionalidade e soma mais de 30 anos de carreira entre a moda e o cinema. De acordo com a CNN Portugal, foi com a mãe que aprendeu a dar os primeiros pontos, proprietária de uma loja de noivas em Lisboa. Depois, estudou moda e fez o percurso habitual de muitos designers: trabalhou na indústria de moda, foi assistente e acabou por lançar a sua própria marca, apresentou coleções, teve uma loja… Um dia, teve oportunidade de trabalhar na televisão e gostou tanto da experiência que decidiu continuar.

[©Instagram Luís Sequeira]
Apesar de morar em Toronto, Luís Sequeira fala a língua de Camões e vem frequentemente a Portugal. «Tenho muitas saudades de Portugal, porque há três anos que não vou aí», afirmou à CNN Portugal. «Estou a planear ir em abril para passar algum tempo ao sol. Tenho uma casa numa aldeia perto de Aveiro. Gosto imenso de lá estar e visitar os meus amigos, comer bem… e viver! O nosso trabalho é muito intenso e, por isso, é preciso ter tempo para recarregar a minha bateria», revelou.

A 94.ª edição dos Óscares, uma iniciativa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, decorre a 27 de março no Dolby Theatre, em Los Angeles.