Design português reconhecido pelos German Design Awards

Foram 16 os projetos nacionais premiados com os German Design Awards 2022. A categoria Excellent Product Design foi aquela em que os portugueses mais se destacaram, tendo sido atribuídas sete distinções “Winner” e nove distinções “Special Mention”.

Dali Azores [©German Design Awards]

Portugal voltou a brilhar nos prémios atribuídos pelo German Design Council, que completam nesta edição o 10.º aniversário. A cerimónia de entrega acontecerá durante a próxima feira Ambiente da Messe Frankfurt, agendada de 11 a 15 de fevereiro de 2022.

Os projetos nacionais Bluberry (i-charging), Orizon (Inngage), Silo (Joaquim Portela Arquitectos), Dali Azores (Marita Moreno), Mesa Uno (Mesa Ceramics), Ubuntu (Nosse Ceramics) e VicBooth Ultra (Vicoustic) foram galardoados com o prémio “Winner”.

Já a distinção “Special Mention” foi entregue aos projetos e às empresas Invisible 70 (Rodi Industries), Sanlife Textured Toilet (Sanindusa), Baga Clássico3 Barricas e Trabuca (M&A Creative Agency), Cuf Hospitals & Clinics (P06 studio), Meat Me (4+Arquitectos), Senior University (Joaquim Portela Arquitectos) e Clínica Cascais Santa Madalena (Sabrab).

Ubuntu [©German Design Awards]
Os German Design Awards são prémios atribuídos a empresas cujos produtos e projetos pioneiros se destacam nas categorias de “Excellent Product Design”, “Excellent Communication Design” e “Excellent Architecture”. Para além dos prémios “Winner” e “Special Mention”, o júri entregou um total de 81 prémios “Gold”, a mais alta distinção dos German Design Awards.

Desde há 10 anos que o German Design Council tem vindo a distinguir designers pioneiros e o seu trabalho com estes prémios. As candidaturas são apreciadas por um júri internacional composto por especialistas de renome de todas as áreas do design, que nesta edição contou com Guta Moura Guedes.

“Como pensam os designers” foi o tema do 10º aniversário

Inspirado no trabalho do designer e teórico do design Horst Rittel, o German Design Council escolheu o lema “Como pensam os designers” para os German Design Awards deste ano: como podem ser encontradas soluções para os desafios que Rittel, juntamente com Melvin Webber, apelidou nos anos 60 de “problemas perversos”, problemas que são – ou apenas parecem ser – pouco claros, contraditórios, voláteis ou mesmo insolúveis?

«O mundo em que os designers vivem e trabalham está em constante mudança e exige respostas excecionais para o fluxo contínuo de novas questões que surgem, da digitalização à inteligência artificial e sustentabilidade», afirma Lutz Dietzold, CEO do German Design Council. «É de importância vital que os nossos prémios evoluam sempre e se adaptem aos tempos em que vivemos. Tal como as pessoas que desenvolvem design inovador, os German Design Awards têm estado na vanguarda da promoção de soluções pioneiras para os desafios do nosso tempo», salienta.

Baga Clássico [©German Design Awards]
Constituído em 1953, o German Design Council tornou-se num dos principais centros internacionais de comunicação e transferência de conhecimento no que toca a design, marca e inovação. Integra a comunidade mundial de design, contribuindo para a partilha de informação no seio de uma rede internacional de contactos graças às atividades desenvolvidas, à promoção de novos talentos e à adesão de novos membros.

Através da realização de eventos, congressos, atribuição de prémios, reuniões de júri e comissões de especialistas, o German Design Council fomenta o estabelecimento de ligações entre os seus membros e especialistas em design e marcas, promove o diálogo e fornece um importante estímulo à economia global. Mais de 340 empresas são atualmente membros do German Design Council.