Desafios do resíduo têxtil em debate

A primeira conferência de um ciclo organizado pelo CENIT terá lugar no próximo dia 5 de junho e contará com a intervenção de responsáveis da Lipor e da Humana. Ecodesign, legislação europeia e reciclagem serão temas a explorar no futuro.

[©Lipor]

A conferência terá lugar na Casa do Corim (Lipor), a partir das 10 horas da próxima quarta-feira, 5 de junho, e versará sobre Os Desafios do Resíduo Têxtil, com uma mesa redonda onde intervirão Andreia Barbosa, responsável de comunicação e relações internacionais da Humana, Filipe Carneiro, chefe de divisão de apoio à implementação de projetos operacionais da Lipor, Fernando Hin, coordenador do centro de desenvolvimento empresarial da ACB Moçambique, e Manuel Lopes Teixeira, consultor da ModaPortugal.

A agenda do evento, que tem inscrição obrigatória e sujeita a lotação, prevê ainda uma visita à Lipor da parte da tarde.

Luís Hall Figueiredo

«A indústria têxtil e do vestuário nacional tem vindo a desenvolver um importante trabalho para se tornar mais sustentável e amiga do ambiente. Temos já alguns bons exemplos do melhor que se faz na Europa e no mundo, mas também estamos perfeitamente conscientes de que existe ainda um longo caminho pela frente para percorrer», afirma Luís Hall Figueiredo, presidente do CENIT.

Por isso mesmo, revela, esta será apenas a primeira conferência de um ciclo dedicado a temas relacionados com a sustentabilidade e a preparação da indústria têxtil e do vestuário para as mudanças que vão marcar os próximos anos, que deverão ser encaradas «pela positiva, como uma oportunidade», aponta o presidente do CENIT.

«Dada a relevância do tema, que pode marcar indelevelmente o futuro da nossa indústria, o CENIT vai redobrar a sua atenção e organizar, ao longo dos próximos meses, 12 conferências no âmbito do Projeto Lusitano – Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial da Indústria Têxtil e do Vestuário de Portugal. O objetivo passa por promover o debate e a partilha de conhecimento sobre questões como o ecodesign, a reciclagem e os novos materiais, a responsabilidade alargada do produtor, o passaporte digital do produto, entre outras», enumera.

Ainda sem datas fixadas, os próximos eventos podem ser consultados no website da ModaPortugal Circular – a iniciativa do CENIT direcionada para a sustentabilidade. A próxima conferência, prevista para julho, irá focar-se nos 16 pacotes legislativos para a indústria têxtil.