Inicialmente agendado para Lisboa, o fórum internacional de têxteis inteligentes tem por objetivo avaliar o desenvolvimento de têxteis inteligentes avançados no sector da defesa na Europa, na perspetiva de lançar as bases para um possível futuro programa europeu de duplo uso para têxteis inteligentes multifuncionais.
O IFAST é composto por duas áreas, uma consistindo num centro de exposições virtual, que estará patente nos dois dias, onde a indústria, universidades e centros de I&D envolvidos no desenvolvimento de têxteis inteligentes podem ter um stand virtual para mostrar os seus produtos, serviços e projetos, e uma segunda área com uma conferência dedicada ao tema, que ocupa o primeiro dia.
Esta conferência digital reúne mais de 20 palestrantes para debater o desenvolvimento de têxteis inteligentes com aplicação na defesa. O programa começa às 10h, com as boas-vindas por Jean-François Ripoche, diretor de investigação, tecnologia e inovação da Agência Europeia de Defesa, prosseguindo com uma intervenção do Major-General Côrte-Real Andrade, diretor de I&D para Portugal da Agência Europeia de Defesa e subdiretor-geral de Recursos da Defesa Nacional.
Às 11h, Erno Vandeweert, subdiretor da unidade responsável pelo desenvolvimento de capacidades do Fundo de Defesa Europeu e parte da Comissão Europeia, irá explicar o potencial do Fundo de Defesa Europeu, enquanto Marco Manfroni, da DG Grow da Comissão Europeia, irá abordar o lugar dos têxteis nas prioridades e iniciativas políticas da Comissão Europeia.
Duplo debate
Segue-se a apresentação do projeto STILE, da responsabilidade do instituto espanhol Aitex em parceria com os portugueses CITEVE e INEGI, e, da parte da tarde, dois painéis.
O primeiro é dedicado à análise do futuro dos têxteis inteligentes no sector da defesa europeia, moderado por Raul Fangueiro, professor da Universidade do Minho e coordenador da plataforma Fibrenamics, que terá como intervenientes o Contra-Almirante Mário Durão, presidente da AFCEA Portugal, José Agrelo e Óscar Jiménez Mateo, ambos da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional de Espanha, e o Major Marco Pinto, da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional de Portugal.
Os interessados podem fazer a inscrição online até 10 de junho, havendo diferentes formas de participação, desde simples visitantes à submissão de resumos de trabalhos de investigação ou presença com um stand virtual.