A coleção cápsula foi apresentada na edição de outubro de 2019 da ModaLisboa, mas só agora chega aos consumidores finais. «A receção da coleção foi muito positiva, quer a nível nacional, quer internacional», revelou, ao Portugal Têxtil, Alexandra Moura, em dezembro passado.
A coleção foi, de resto, distinguida na terceira edição dos Prémios de Excelência Empresarial, uma iniciativa promovida pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil e pela ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção, onde Maria Sousa, diretora de marketing da Decenio, justificou que a parceria com a designer teve como objetivo «ter alguém que contrastasse bastante com aquilo que é a Decenio, que é uma marca clássica que queremos tornar mais moderna e contemporânea. Para haver essa disrupção, achamos que o cunho da Alexandra Moura se encaixava perfeitamente na nossa estratégia».

Já a designer assumiu ter sido «um grande desafio» criar uma coleção para «uma marca que esteticamente é diferente do meu trabalho». Segundo Alexandra Moura, foi «tudo sempre muito aliciante porque a Decenio deu-me carta branca para pensar as coisas da forma que eu considerasse ideal para este momento que estamos a viver em conjunto. É uma união de esforços, de estéticas, de know-hows, de forças diferentes mas que estão a caminhar num mesmo sentido», sublinhou ao Portugal Têxtil.
Combinação de estilos
A estrela principal da coleção é a t-shirt branca unissexo, a que se somam mais 18 referências que estão agora disponíveis na loja online da Decenio, numa combinação que a marca descreve ser «entre o sport e o romântico, o clássico e o contemporâneo, a sofisticação e o underground».
As silhuetas adotam formas e volumes maiores, assumem um fit oversized e os padrões criam jogos geométricos. «Caracteriza-se sobretudo pelo forte cariz utilitário das peças, como são exemplo as calças soltas e as sweatshirts sporty, mas também pelos apontamentos femininos como os laços, as mangas em balão e o tecido floral», resume a Decenio.
As matérias-primas foram selecionadas por Alexandra Moura a partir de uma pesquisa nos arquivos da marca, incluindo versões mais leves e acetinadas mas também têxteis mais técnicos. Azul, laranja e bege são as tonalidades dominantes.
Básicos para a primavera
Para além desta coleção-cápsula, a loja online da Decenio, que está disponível em 26 países, conta ainda com uma recém-lançada linha de básicos, com t-shirts e polos a pensar na primavera mas também no momento atual, em que parte da população está em confinamento voluntário.
«Numa altura como a que atravessamos, de isolamento social, sentirmo-nos bem e confortáveis é essencial para mantermos uma rotina de trabalho e um ambiente positivo à nossa volta», afirma a marca.
As t-shirts e polos pa
ra homem e senhora apresentam-se «em cores primaveris e leves, cortes impecáveis e fabricados com materiais de elevada qualidade, ou não fosse esta uma das peças mais usadas durante todo o ano». A sua versatilidade permite ainda «que possam servir para todas as ocasiões», garante.
Para além da loja online, a Decenio está também presente em cerca de 50 lojas multimarca em Portugal, a que se soma uma rede de 31 lojas próprias, incluindo cinco outlets e um corner no El Corte Inglés.