Decathlon investe na reciclagem

A retalhista francesa de artigos de desporto está a investir na conterrânea Recyc’Elit, uma start-up que desenvolveu tecnologia para transformar resíduos têxteis em matérias-primas semelhantes às virgens.

Karim e Raouf Medimagh [©Recyc'Elit]

Segundo a Decathlon, «o processo de reciclagem de têxteis complexos como o poliéster e a sua mistura com outras fibras é uma prioridade» e a Recyc’Elit «é um parceiro de confiança no desenvolvimento de produtos reciclados a partir de resíduos têxteis».

Fundada em 2020 em Lyon pelos investigadores Karim e Raouf Medimagh, a Recyc’Elit – uma das entidades que integra o projeto europeu RegioGreenTex – desenvolveu uma tecnologia de separação de materiais para obter poliéster, elastano e poliamida reciclados que usa baixas temperaturas e pressão atmosférica. A start-up dos irmãos Medimagh assume como missão principal eliminar resíduos por meio da reciclagem química, com aplicações nos mais diversos sectores. O primeiro demonstrador deverá ser construído em 2025.

Marine Perraud e Raouf Medimagh [©Recyc’Elit]
«A tecnologia Recyc’Elit permitirá à Decathlon aceder a têxteis reciclados a partir de resíduos têxteis e manter a sua vantagem competitiva, ao mesmo tempo que faz parte da cadeia de valor da reciclagem têxtil», indica a retalhista francesa em comunicado.

«Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Recyc’Elit, com quem partilhamos valores comuns e o compromisso de impulsionar mudanças positivas em toda a indústria têxtil e fora dela. Para contribuir verdadeiramente para a descarbonização do nosso planeta, devemos apoiar e rodear-nos das mentes mais brilhantes e dos parceiros mais empenhados e inovadores. Não se trata apenas de encontrar soluções – trata-se de alimentá-las, refiná-las e dimensioná-las para causar impacto», sustenta Franck Vigo, diretor de alianças e novos negócios da Decathlon.

«Juntos, podemos virar a maré dos resíduos têxteis, transformando-os num recurso valioso na nossa economia circular. Esta parceria com a Decathlon está totalmente alinhada com os nossos valores. Além de encaixarmos completamente em termos humanos, ambas as empresas pretendem criar, em conjunto, um terreno fértil para impulsionar toda a indústria têxtil para o seu próximo capítulo nos anos vindouros», acrescentam Karim e Raouf Medimagh, respetivamente presidente e CEO da Recyc’Elit.

Para além do investimento, a parceria entre a Decathlon e a start-up vai ainda estender-se à criação de coleções-cápsula e à criação de uma cadeia de valor, juntamente com outros parceiros.