O mais recente acordo deste tipo foi realizado com o Millennium BCP. De acordo com o Fundo Europeu de Investimento (FEI), as novas linhas de crédito, no valor de 405 milhões de euros, vão facilitar o acesso ao financiamento das pequenas e médias empresas portuguesas, com os empréstimos a beneficiarem de uma garantia do FEI entre 50% a 80%.
Com uma duração de até 12 anos, os financiamentos têm montantes máximos variáveis consoante a área, podendo atingir os 7,5 milhões de euros. A operação é apoiada pelo programa InvestEU, que deverá mobilizar mais de 372 mil milhões de euros em investimentos adicionais para as prioridades políticas da UE durante o período de 2021 a 2027.
Os projetos elegíveis para beneficiar do novo financiamento disponibilizado com este acordo incluem as áreas de sustentabilidade, inovação e digitalização, empreendedorismo social e microfinanciamento, os sectores cultural e criativo, as competências e a educação e a competitividade.
«É com muita satisfação que o Fundo antecipa o contributo importante que as linhas de crédito disponibilizadas com cobertura da garantia InvestEU podem representar para o crescimento das micro e pequenas empresas no país – vitais para a economia e criação de emprego em Portugal –, permitindo a sua transformação em diferentes domínios fundamentais como a sustentabilidade, o digital ou a inovação», afirma Marjut Falkstedt, diretora-executiva do FEI.
Paolo Gentiloni, Comissário Europeu para a Economia, considera que «o programa InvestEU desempenha um papel crucial no apoio às PME na Europa para que estas se destaquem nos domínios da inovação, digitalização e sustentabilidade. Congratulo-me com o facto de, com o apoio deste novo acordo, mais pequenas empresas portuguesas poderem desbloquear os fundos necessários para prosperar e atingir o seu pleno potencial. Isto vai ajuda-las a crescer, a fazer avançar a sua transição ecológica e digital e, ao mesmo tempo, a criar mais emprego na economia».
«Estes instrumentos de garantia financeira do FEI InvestEU são extremamente importantes para o financiamento da economia portuguesa e destacam o compromisso do banco com as empresas. Enquanto banco líder para as empresas em Portugal, estamos ao lado dos empresários nos domínios chave de investimento com impacto na inovação e digitalização, sustentabilidade, competitividade das PME, formação, economia social e indústria criativas», destaca, por seu lado, Miguel Maya, presidente da comissão executiva do Millennium BCP. «Depois do sucesso da implementação do FEI EGF – Fundo de Garantia Pan-Europeu com 2.745 milhões de euros colocados no total, o Millennium BCP assume o compromisso de acelerar o lançamento destes novos apoios, no montante de 405 milhões de euros de financiamento com a garantia do FEI InvestEU em prol da sustentabilidade das empresas», acrescenta.
As PME clientes do Millennium BCP poderão candidatar-se a financiamento ao abrigo do novo acordo de garantia. Entre as linhas de crédito concedidas, 175 milhões de euros serão dedicados ao reforço da competitividade das empresas portuguesas, 71 milhões de euros serão disponibilizados para apoiar o financiamento de projetos sustentáveis e 54 milhões de euros estão destinados aos sectores culturais e criativos.
No início deste mês, o FEI anunciou um acordo semelhante com o Santander, no valor de 400 milhões de euros, para novos empréstimos, que segundo o fundo, deverá «beneficiar a economia portuguesa ao mobilizar novos investimentos num valor até 560 milhões de euros».
«No Santander, temos um compromisso permanente para com as empresas: procurar sempre melhores condições para lhes dar os recursos que precisam para crescer, ser bem sucedidas e fazer a nossa economia prosperar», completou Amílcar Lourenço, administrador do Santander Portugal, que esteve na assinatura do acordo juntamente com a administradora Isabel Guerreiro.