Coronel Tapiocca muda estilo “Indiana Jones”

Quando surgiu no mercado, a Coronel Tapiocca representava um conceito único e diferenciado na Europa: ser uma loja onde se encontra uma grande variedade de artigos para viagens, lazer e tempos livres, desde bússolas e artigos de iluminação a mochilas, passando por peças de roupa e sapatos.

 

Hoje, após 16 anos de existência no mercado, e porque pretende chegar a um público-alvo mais vasto e ao mesmo tempo reduzir a sazonalidade das suas vendas, a referida marca espanhola alargou o seu conceito inicial, e sob a mesma insígnia “umbrella” começou também a comercializar roupa e acessórios para usar na cidade.

 

O objectivo deste reposicionamento estratégico é ambicioso, mas se tudo correr como o previsto, esta nova área de negócio deverá passar a ser responsável por 70% da facturação da marca.

 

Segundo Marisa Diogo, directora comercial da Coronel Tapiocca em Portugal, “o nosso principal objectivo é que a roupa Coronel Tapiocca, que habitualmente era usada apenas para viajar, possa também ser usada no quotidiano de cada um”.

 

Esta é assim uma colecção “muito mais abrangente e que também possui tamanhos grandes, que se adaptam a pessoas de todas as idades”, refere a mesma responsável.

 

Simplicidade e conforto são os principais atributos da Coronel Tapiocca, que pretende que todos os seus clientes possam desfrutar do seu tempo de lazer com roupa e acessórios adequados – os tecidos naturais como o algodão ou o linho são os mais utilizados nas peças de design urbano, enquanto que nas peças especializadas recorre aos tecidos com desenvolvimentos técnicos resistentes às manchas, às rugas e ao envelhecimento, além do anti-mosquitos e anti-UVA.

 

A história da Coronel Tapiocca começa em 1989, quando Ricardo Beleta, com uma grande tradição familiar no sector têxtil catalão e criador da ideia, se apercebeu de que cada vez que preparava uma viagem tinha que ir a várias lojas para encontrar tudo o que necessitava, com a consequente perda de tempo e dinheiro, e assim ocorreu-lhe que seria uma boa ideia abrir uma loja onde fosse possível equipar-se de forma adequada para as suas aventuras.

 

Assim, a primeira loja da marca abriu em Barcelona, seguindo-se dois novos pontos de venda em Madrid e mais um em Barcelona, alastrando depois para outras cidades espanholas, como Valência e Sevilha.

 

Actualmente, a Coronel Tapiocca conta com 160 lojas espalhadas por Espanha, Bélgica, Itália e Portugal, onde a marca chegou em 1993.

 

No nosso país, a Coronel Tapiocca possui 11 lojas e tem como objectivo crescer, em especial no sul (onde a marca ainda não está presente) e no norte, estando prevista a abertura de um estabelecimento no Porto.