Coração Bobo não deixa marcas

De um reencontro de amigas por terras de Vera Cruz surgiu uma ideia vencedora para a estação: um bronze sem marcas. A Coração Bobo é uma marca 100% nacional que apresenta, para já, quatro versões de um fato de banho que promete um bronzeado uniforme, graças a um material que filtra de forma seletiva os raios UV.

“Bobo” é ter marcas no verão – pelo menos é o que pensam as três amigas que fundaram a marca de beachwear.

Há cerca de dois anos, Sara Santos visitou as amigas Rafaela Monteiro e Daniela Francisco para dançarem juntas no Carnaval e nas praias do Rio de Janeiro. A par da vontade de abraçar o sol, uma questão unia os esforços do trio criativo: como ter um bronzeado uniforme com fato de banho?

«A marca nasceu este ano mas a ideia já tem mais de dois anos. Surgiu a partir da identificação do problema: adoramos fato de banho, mas queremos um bronzeado uniforme. A partir daí, foi procurar uma forma de passar a ideia à realidade», explica Sara Santos, uma das três arquitetas de formação que lançaram a Coração Bobo a 28 de maio, ao Portugal Têxtil.

Neste ambiente inspirado pelo areal brasileiro, também o nome está intimamente relacionado com o espírito que o trio quer que a marca exale: «inocente, leve, enérgico, alegre, vivo» e vem de uma música do compositor brasileiro Alceu Valença, com o mesmo nome.

A arquitetura continua a fazer parte do quotidiano das fundadoras da Coração Bobo que a definem «como uma realização pessoal», porém, as atenções angariadas com a ideia que agrada a todas as veraneantes estão a fazer dos fatos de banho da marca um must-have para as férias.

«Felizmente, a moda do fato de banho foi resgatada e, hoje em dia, é mais provável encontrar mulheres com fato de banho na praia do que o era há uns anos», pode ler-se no portal online da Coração Bobo, plataforma onde acontecem as vendas da marca. «No entanto, se perguntarmos à grande maioria das mulheres porque não usa fato de banho, a resposta mais corrente é: “não uso fato de banho porque quero bronzear-me!”», continua o texto.

Mas, com a intervenção das três amigas, esta resposta deixou de ter fundamento. O tecido dos fatos de banho da Coração Bobo é «composto por um fio especial de poliéster, desenvolvido especificamente para controlar a transmissão dos raios solares. Funciona como um filtro seletivo dos raios UV, em que a quantidade pré-selecionada de ambos os comprimentos de onda, UV-B e UV-A resulta numa combinação perfeita que proporciona um bronzeado uniforme».

A tecnologia da Coração Bobo foi testada pelo Hohenstein Institute, na Alemanha, pelo que a marca pode assegurar que os raios UV-B perigosos e cancerígenos são absorvidos quase na totalidade, «cerca de 90%», enquanto os UV-A, menos nocivos e responsáveis pela cor bronzeada são «seletivamente transmitidos».

A par desta, a morada online da marca inclui outras informações relevantes sobre o material das peças da Coração Bobo, que permite ainda «leveza, durabilidade e liberdade de movimento», bem como rápida secagem, «graças à porosidade do tecido que reduz significativamente a retenção da água». O tecido dos fatos de banho é, ainda, respirável, pois «além de deixar passar os raios solares, permite também a passagem do ar».

A confeção da Coração Bobo é destinada ao norte do país, enquanto o design das peças tem a mão das fundadoras. «Tendo em conta o nosso objetivo principal – anular as marcas solares, a peça tinha de ter uma construção bastante simples (evitar costuras, elásticos – elementos que bloqueiam a passagem dos raios solares). Era, por outro lado, muito importante que fosse uma peça elegante e que realçasse a sensualidade de cada corpo», aponta Sara Santos.

Neste momento, a Coração Bobo apresenta um fato de banho em quatro padrões diferentes: o Coração Puro, o Coração Apaixonado, o Coração Radiante e o Coração Atrevido.

Os padrões foram criados e registados pelas três amigas, tendo por base algumas técnicas manuais. «Percorremos um longo caminho de experimentação e teste até chegarmos a esta coleção final», afirma Sara Santos.

As peças da marca – já com modelos esgotados em alguns tamanhos – têm um preço de 55 euros, considerado pelas fundadoras como «justo e acessível, comparativamente a outras marcas no mercado». E as vendas da jovem insígnia de beachwear já ultrapassam os códigos-postais nacionais, com pedidos que chegam da Europa, Arábia Saudita, Canadá, EUA e, claro, Brasil.

Para Sara Santos, existem vários tipos de público-alvo na Coração Bobo, considerando o lado trendy da peça e a sua tradicional abordagem. «Por um lado, um público mais jovem que se identifica com a ideia mas também com o design e com os estampados; por outro lado, um público mais adulto que, por vezes, pelas inseguranças que tem em relação ao seu corpo, prefere usar o fato de banho, em detrimento do biquíni, mas que anseia um bronzeado uniforme», refere.

A abertura de portas a uma pop-up store e o alargamento da oferta – passando pela apresentação de um novo produto «ainda este verão» e pela introdução de peças desportivas – fazem parte dos planos das três amigas para a Coração Bobo, que entretanto vai desfrutando do sol das redes sociais para fazer mais e mais amigas.