Consumo americano resiste à inflação

Apesar dos constrangimentos provocados por taxas de juro mais altas e a persistente inflação, os consumidores dos EUA continuaram a ir às compras em abril, dando indicadores positivos para o resto do ano.

[©Pixabay-Alexander Wragge]

Os dados do gabinete de estatística do país mostram que, em termos sazonais, as vendas a retalho em abril se mantiveram ao mesmo nível em comparação com março e subiram 3%, em termos não ajustados, face a abril de 2023.

«Apesar dos rendimentos das famílias e do crescimento do emprego estarem a pressionar, o panorama do consumo continua positivo», sublinha Jack Kleinhenz, economista chefe na National Retail Federation, acrescentando que «o ritmo mais lento de consumo se deve, em parte, ao facto dos consumidores serem seletivos e estarem a estabelecer prioridades nas compras a retalho. No entanto, os consumidores estão dispostos a gastar, mantendo a economia à tona apesar da fadiga causada por uma inflação teimosamente alta para os serviços e taxas de juro mais altas».

As vendas a retalho centrais em abril, tal como definidas pela NRF – com base nos dados dos censos, mas excluindo a venda de automóveis, combustíveis e restaurantes – desceram 0,2% em termos ajustados em comparação com março, mas subiram 3,9% na comparação anual (sem ajuste sazonal).

Nos primeiros quatro meses do ano, as vendas a retalho centrais subiram 3,8% na comparação anual, em linha com a previsão para 2024, em que se prevê que subam entre 2,5% e 3,5% face a 2023.

No início de maio, o CNBC/NRF Retail Monitor, desenvolvido pela Affinity Solutions, indicou que as vendas centrais no retalho aumentaram 0,4% em abril com ajuste sazonal em relação a março e permaneceram quase inalteradas – queda de apenas 0,05% – em termos anuais. Em março, os aumentos foram de 0,23% em termos mensais (face a fevereiro) e 2,92% em termos anuais (em comparação com março de 2023). Ao contrário dos números baseados em inquéritos recolhidos pelo gabinete de estatística dos EUA, o Retail Monitor usa dados reais e anónimos de compras com cartão de crédito e débito, compilados pela Affinity Solutions.