Concurso de upcycling junta Nuno Baltazar e AEG

O AEG Fashion Challenge vai selecionar seis candidatos que, sob a orientação do designer de moda português, vão transformar peças de roupa usadas em propostas mais atuais.

[©AEG]

O concurso tem como objetivo incentivar a participação «de todos aqueles que têm interesse pela área da moda, através da recriação de peças vintage e a transformá-las em novas peças, mais adequadas às tendências atuais, reforçando a importância de uma moda mais circular e mais sustentável», explica a empresa de eletrodomésticos em comunicado.

Realizado por fases, a primeira passa pela submissão de uma candidatura, até 10 de julho, no site da AEG, onde os candidatos terão de mostrar, em vídeo, o que considerarem adequado para defender o seu resultado de transformação.

Destes serão selecionados seis candidatos que, sob a orientação de Nuno Baltazar, irão confrontar-se em duelos com as suas propostas de upcycling, um processo que pode ser feito a partir de qualquer peça que esteja no armário.

«Quando a AEG me lançou este desafio, percebi que seria uma oportunidade extraordinária para aliar criatividade às preocupações ambientais e com isso inspirar pessoas a pensar nas inúmeras possibilidades de reinterpretar e revitalizar peças de roupa desatualizadas e condenadas ao desperdício», justifica Nuno Baltazar, que espera que, com esta iniciativa, seja possível «influenciar positivamente um grande número de pessoas a repensar os seus hábitos de consumo».

Os desafios, que irão ser transmitidos em setembro, serão submetidos à votação semanal do público, estando a decisão do vencedor de cada duelo nas mãos dos seguidores da marca, que, ao votarem na página de Instagram da AEG Portugal, elegem o seu concorrente preferido em cada episódio.

Os três finalistas irão confrontar-se num último desafio e o vencedor irá receber um conjunto de produtos AEG de lavandaria ou tratamento da roupa, no valor de até 2.000 euros, e um convite duplo para assistir ao desfile de Nuno Baltazar na próxima edição da ModaLisboa, em outubro.

«É muito importante para a marca desenvolver iniciativas que promovam a sustentabilidade e que contribuam para que, com pequenos passos, possamos ajudar o consumidor a reduzir o impacto ambiental sempre que utiliza os seus eletrodomésticos», considera Ângela Pereira, diretora de marketing da AEG em Portugal.