Esta inovação pode trazer benefícios na produção de vestuário ao permitir a correção rápida e eficiente de erros sem a necessidade de deitar fora e descartar materiais valiosos. Os ajustes podem ser feitos simplesmente ao descolar o adesivo e os componentes do vestuário podem ser retrabalhados sem problemas, melhorando a eficiência da produção.
Ao permitir a separação eficiente dos materiais, o adesivo também aumenta as oportunidades de reciclagem no fim de vida do produto.
Os adesivos tradicionais na confeção de vestuário criam frequentemente uma ligação permanente, tornando difícil separar os componentes durante a reciclagem. O adesivo descolável, afirma a Conagen, é uma solução «prática e económica» para otimizar os processos produtivos na indústria do vestuário.
«O adesivo pioneiro da Conagen desbloqueou novas possibilidades e oportunidades», sustenta Sara Johnson, investigadora sénior de materiais da empresa. «Permite a separação eficiente dos materiais durante a correção e os processos de reciclagem e preserva a integridade das fibras têxteis. É um avanço significativo para conseguirmos uma indústria têxtil mais sustentável e ambientalmente responsável», acrescenta.
Solução à medida
A Conagen, que já criou adesivos descoláveis para outros sectores e tipos de produto, como eletrodomésticos, telemóveis e automóveis, identificou benefícios significativos que este tipo de adesivo pode trazer para a indústria têxtil e do vestuário.
O adesivo tem resistência semelhante aos atualmente existentes, mas com a característica adicional de descolagem controlada no fim de vida. Foi inspirado em materiais que se autorreparam e usa ingredientes naturais e sustentáveis. Ao contrário da oferta convencional, o novo adesivo está pensado para ser reversível e é compatível com fibras naturais e sintéticas.
A Conagen usa tecnologia de fermentação de precisão, independente de materiais vegetais, para criar ingredientes mais eficientes e sustentáveis de base biológica em comparação com versões quimicamente sintetizadas.
«A tecnologia de fermentação da Conagen está a abrir caminho para um futuro mais sustentável, no qual a utilização de biocompostos e biomateriais sustentáveis assumem protagonismo na criação de soluções de elevada performance que dão prioridade à consciência ambiental», explica John McNamara, vice-presidente de aplicações químicas na empresa. «Ao reunir o poder da fermentação, a Conagen está a liderar a promoção de alternativas ecológicas e a revolucionar as indústrias», acrescenta.
O mercado de fitas de costura registou um valor de 128 milhões de dólares (cerca de 114,4 milhões de euros) em 2020 e deverá crescer a uma taxa anual composta de 6,9% até 2025, tornando a fórmula adesiva potencialmente lucrativa para os parceiros de distribuição, acredita a empresa.