A campanha foi preparada pela MM Company com participação da Laureri Associates e usa uma «abordagem irónica e um mundo metafísico de conto de fadas para reinterpretar alguns dos momentos mais significativos dos mais conhecidos e mais universais contos de fadas numa série de fotos e de vídeos», explica a Micam em comunicado.
A ideia estreou na edição de fevereiro de 2020 e recebeu a hashtag #micamtales, dando origem a uma coleção de contos de fadas mas com toque contemporâneo. O primeiro foi Micam in Wonderland, uma transposição surreal do conhecido conto de fadas de Lewis Carroll, que se apresenta em três capítulos.
No primeiro capítulo, a personagem central encontra-se fechada num quarto, num cenário que inclui uma multitude de elementos e detalhes que evocam a história original, como os biscoitos “come-me” e as garrafas “bebe-me” usadas em todos os caterings da Micam.
No terceiro capítulo, que será mostrado na edição de março de 2021, o foco muda para um grande jardim, onde Alice se vê na obrigação de fazer uma experiência bizarra, quer queira ou não. Numa série de cenas irónicas, pinta rosas brancas de vermelho, por ordem da rainha.
Feira híbrida
Agendada para 21 a 23 de março na Fieramilano (Rho), a Micam, que se realiza em paralelo com a Homi, a Mipel, a TheONE Milano e a Lineapelle, «está pronta para servir um mercado que está a responder com resiliência, procurando dar o espaço certo para todos os sectores da indústria», refere, em comunicado, a Assocalzaturifici, responsável pela organização do certame. «Nesta altura de grande mudança, a Micam reinventou-se, representando-se com ironia e imaginação e obtendo muita aprovação e consenso», destaca.
A próxima edição da feira de calçado contará ainda com o regresso da Micam X, com um programa paralelo de eventos e conferências com o objetivo de «oferecer um novo estímulo para o comércio sob os quatro pilares subjacentes ao conceito: arte, moda, herança e futuro; tendências e materiais; sustentabilidade; e o futuro do retalho.