Embora os compósitos em fibras naturais da Bcomp tenham já sido usados em veículos motorizados, nomeadamente na Fórmula 1, Fórmula E e SuperFormula, esta é a primeira vez que a tecnologia chega ao consumidor comum. O Volvo EX30 é um pequeno SUV totalmente elétrico que, afirma a construtora automóvel sueca, combina segurança, sustentabilidade, tecnologia de vanguarda e design. Os compradores podem escolher entre quatro tipos de interiores, sendo que dois usam painéis produzidos com a tecnologia da Bcomp.
A empresa suíça, que já foi distinguida pela BMW com um Supplier Innovation Award, tinha já colaborado com a Volvo Cars em 2018 no veículo demonstrador Volvo Ocean Race Recycled Plastics e em 2021 no Concept Recharge, um protótipo que pretendia mostrar a direção que a Volvo queria tomar no desenvolvimento de carros elétricos, no qual os compósitos da Bcomp foram muito usados, quer no interior como no exterior.
A ampliTex é uma tecnologia de reforço de têxteis técnicos com fibras de linho produzidas na Europa. Segundo a Bcomp, combina sustentabilidade, baixo peso e «oportunidades de design únicas». A utilização da tecnologia no Volvo EX30 é um passo significativo na visão da empresa suíça para a mobilidade, refletindo um «compromisso partilhado para com a sustentabilidade e os esforços a longo prazo para reduzir as emissões do ciclo de vida dos veículos de passageiros», refere a Bcomp em comunicado.
Do lado da Volvo, a tecnologia é mais um contributo para a sua estratégia de sustentabilidade, que inclui o objetivo de, até 2030, vender apenas veículos elétricos e atingir a neutralidade climática até 2040. O EX30 foi pensado, segundo a construtora automóvel, para ter a pegada carbónica mais baixa de qualquer veículo Volvo até agora, devendo permitir reduzir a pegada carbónica total para menos de 30 toneladas depois de 200 mil quilómetros de condução quando carregado na rede elétrica da União Europeia.