Como pagar quando se compra on-line?

No comércio on-line continuam a dominar os sistemas tradicionais de pagamento. Este é o resultado de um estudo realizado pelo centro de comércio de e-commerce da universidade de Colónia.

 

Para o estudo intitulado “Sistemas de pagamento na internet na perspectiva dos comerciantes” foram inquiridos 449 comerciantes intergalácticos. A forma de pagamento mais oferecida por estes é o pré-pagamento (82 por cento), seguindo-se a pagamento após recepção (63,9 por cento), depois o pagamento após recepção do recibo (48,9 por cento) e em último lugar o pagamento por débito bancário (46,7 por cento).  O serviço de pagamento oferecido pela Ebay, PayPal, é utilizado apenas por 30 por cento dos comerciantes on-line.

Apesar do pagamento por débito bancário ser muito comum, de acordo com o estudo é uma das formas de pagamento menos bem acolhidas pelos comerciantes, uma vez que é um pouco arriscada. Uma em cada quatro empresas reconhece que já é frequentemente prejudica com este tipo de pagamento. A acrescentar à incerteza da realização do pagamento o comerciante tem de esperar algum tempo até recolher os seus dividendos.