A coligação internacional enviou uma carta a Jessika Roswall, comissária para o ambiente, resiliência da água e economia circular competitiva, e Eric Mamer, diretor-geral para o ambiente na Comissão Europeia, manifestando apoio ao apelo lançado por 15 eurodeputados para que os materiais renováveis de origem sustentável sejam integrados no desenvolvimento dos requisitos de ecodesign previstos no Regulamento de Ecodesign para Produtos Sustentáveis (ESPR na sigla em inglês).
Na carta, datada de 29 de junho de 2026, a Make the Label Count afirma que a atual abordagem pode favorecer as fibras sintéticas ao privilegiar um conjunto limitado de indicadores ambientais. «Apoiamos o objetivo da UE de construir uma economia têxtil mais sustentável e circular. É por isso que estamos preocupados com o facto de, na sua trajetória atual, a política têxtil da UE conferir às fibras sintéticas uma vantagem baseada num foco restrito em indicadores específicos, como a reciclabilidade ou métricas limitadas do ciclo de vida», afirma a coligação.
A Make the Label Count defende que os materiais renováveis de origem sustentável sejam reconhecidos na futura regulamentação europeia e sustenta que a reciclabilidade, por si só, «não pode ser tratada como um substituto da sustentabilidade, desligada da realidade dos sistemas de recolha, da contaminação, da perda de qualidade, do consumo de energia, da poluição e dos percursos reais de fim de vida».
A organização propõe que as fibras naturais sejam avaliadas considerando atributos como a origem renovável, a biodegradabilidade, o comportamento no fim de vida e o contributo para a gestão sustentável dos solos, da água e da biodiversidade, em vez de uma classificação baseada apenas em determinados indicadores ambientais.
Campanha reforça propostas
A posição agora apresentada dá continuidade à campanha desenvolvida pela coligação em torno da Pegada Ambiental do Produto (PEF na sigla em inglês). Segundo a Make the Label Count, a metodologia proposta pela Comissão Europeia para harmonizar as declarações ambientais dos produtos de vestuário e calçado não contempla vários aspetos considerados relevantes para avaliar a sustentabilidade, incluindo a renovabilidade e biodegradabilidade das fibras, os impactos dos microplásticos, a vida útil dos produtos, as práticas de produção e os impactos sociais.
A campanha da Make the Label Count defende a introdução de três indicadores adicionais na metodologia PEF, nomeadamente emissões de microplásticos, resíduos plásticos e circularidade, considerando que estes são necessários para assegurar comparações mais equilibradas entre fibras naturais e sintéticas e para medir os impactos ambientais mais críticos da indústria da moda. A coligação sustenta ainda que estes indicadores devem integrar qualquer metodologia alternativa utilizada para regulamentar os requisitos de conceção ecológica e fundamentar alegações ambientais, de forma a contribuir para os objetivos europeus da economia circular.
Sobre os materiais sintéticos de origem fóssil, a Make the Label Count considera que sejam sujeitos aos mesmos critérios de avaliação aplicados aos materiais naturais, incluindo a origem das matérias-primas, os processos de produção e os impactos ao longo do ciclo de vida.
A organização sustenta igualmente que a promoção dos materiais renováveis de origem sustentável está alinhada com os objetivos europeus em matéria de bioeconomia, ação climática, biodiversidade e desenvolvimento rural e solicita uma reunião com a Comissão Europeia para discutir a definição dos materiais renováveis de origem sustentável e a sua integração na futura regulamentação do ecodesign para o setor têxtil.
«Os materiais naturais fazem parte da solução para alcançar uma economia têxtil mais sustentável» refere a Make the Label Count, acrescentando que «a política deve incentivar a inovação nesta direção e não uma mudança para materiais sintéticos».



![Make the Label Count_8julho2026[©Make the Label Count]](https://portugaltextil.com/wp-content/uploads/2026/07/Make-the-Label-Count_8julho2026©Make-the-Label-Count-696x464.png)






