Classe média na Índia impulsiona o consumo de vestuário

A economia da Índia está estimada como sendo a segunda de maior crescimento a nível mundial, superada apenas pelo desempenho económico da China. Prevê-se que o crescimento do PIB atinja os 7,13%, valor que registou um crescimento de 4,3% em 2002.
Muito deste crescimento deve-se à constante expansão da classe média no país, que representa actualmente cerca de 300 milhões de pessoas. Este estrato social está a gastar uma quantia crescente de dinheiro numa diversidade de produtos, sendo um destes bens de consumo o vestuário.
Algumas fontes de informação sugerem que em 2003 as vendas internas de vestuário na Índia vão crescer mais de 10%, em relação aos valores registados em 2002, sendo verificado um crescimento mais significativo em determinados tipos de produtos, como o vestuário para criança.
Um dos contributos fundamentais para o crescimento das vendas de vestuário deve-se à crescente popularidade dos centros comerciais na vida da classe média. Estima-se que existam 150 centros comerciais de dimensão relevante em todo o território até ao final do ano, valor que assume uma relevância significativa quando consideramos o facto de que, em 1998 não existia um único centro comercial no território indiano. Prevê-se que ao longo dos próximos 48 meses, o número de grandes superfícies comerciais apresente um crescimento ainda mais acentuado.
O aumento nos gastos dos consumidores em têxteis e vestuário está a ter um impacto significativo no consumo da produção interna da Índia. As empresas de vestuário indianas estão a focar uma parte cada vez maior da sua produção para os artigos que se destinam ao mercado interno, verificando-se ainda que muitas das marcas com crescente popularidade são produzidas internamente.