Católica propõe pós-graduação em gestão de moda

Com início em maio de 2022, a pós-graduação em gestão de moda da Católica Porto Business School pretende formar gestores, fundadores e colaboradores de marcas e empresas ligadas à indústria têxtil e vestuário nos meandros da cadeia de valor do sector, contando com profissionais da área como professores.

[©Católica Porto Business School]

«Enquanto gestores, criadores, fundadores ou colaboradores de uma marca ou empresa relacionada com a moda, somos desafiados com cada vez mais frequência por uma maior transparência da cadeia de valor. Torna-se cada vez mais difícil focar apenas numa área específica da cadeia de valor e a necessidade de conhecer o processo que um produto percorre até chegar ao cliente final está na base da criação da Pós-Graduação em Gestão de Moda», explica o panfleto da pós-gradução.

O curso, que conta com a direção de Luís Marques (professor auxiliar convidado da Católica Business School e administrador da especialista em investimentos em logística Rangel Invest) e de Nuno Malheiro (que acumula a docência com o cargo de diretor comercial da Tintex) pretende «analisar a cadeia de valor a 360º e garantir que, independentemente do ponto na cadeia de abastecimento em que o aluno se encontrar, será capaz de fornecer todas as ferramentas para compreender, interpretar e implementar um projeto eficaz e bem sucedido nesta área de negócio».

Vocacionada para empreendedores e fundadores de marcas de moda, gestores de produto, gestores comerciais e de marca, compradores e outros interessados em compreender esta área de negócio, a pós-graduação irá incidir nas disciplinas de fundações de marca e produto, gestão e operações de marca e crescimento e expansão, abordando matérias como branding e marketing, sustentabilidade e materiais, estratégia de comunicação, logística na moda, estratégia de expansão internacional, comércio eletrónico, marketing digital e tendências, entre outras.

Ricardo Silva

«Será através do contacto com profissionais com bastante experiência em cada área e da partilha regular de casos práticos reais que os alunos deste curso poderão ter uma experiência imersiva na cadeia de valor da moda, enquanto desenvolvem um projeto transversal que permita colocar em prática os conhecimentos adquiridos à medida que os vão absorvendo», refere a brochura. Entre os docentes estão Nuno Malheiro, Ricardo Silva, administrador da Tintex, e Miguel Pedrosa Rodrigues, administrador da Pedrosa & Rodrigues e vice-presidente da ATP.

Miguel Pedrosa Rodrigues

«No final do curso, os participantes deverão ser capazes de compreender a cadeia de valor de A a Z, sendo capazes de criar, desenvolver, gerir e expandir um negócio relacionado com a moda. Deverão ter adquirido as ferramentas necessárias para compreender cada ponto do processo e garantir que a visão e missão da marca são respeitadas enquanto desenvolvem o seu trajeto de crescimento em múltiplas plataformas», indica a brochura.

Esta oferta formativa conta com a parceria de diferentes associações sectoriais, incluindo a ANIVEC, a ATP e a APICCAPS, assim como da ANJE e do Portugal Fashion, e irá funcionar às terças e quintas, em horário pós-laboral, das 18h30 às 21h30.