Carrington cria tecido que esconde militares

O novo produto da empresa, que em Portugal opera a MGC em parceria com o grupo TMG, permite gerir a assinatura térmica dos militares e ocultá-los dos inimigos no campo de batalha.

[©Carrington]

A nova tecnologia da produtora de tecidos técnicos para o mercado de defesa, batizada Stealth, foi projetada para revolucionar a gestão da assinatura térmica através de uma tecnologia têxtil altamente condutiva para uma blindagem térmica superior no campo de batalha.

A Stealth usa uma tecnologia têxtil patenteada que gere ondas de energia dinâmicas para segurança e proteção crítica em missão, mitigando a assinatura térmica de um soldado recorrendo aos sensores usados atualmente ​​nos campos de batalha modernos.

Criada em colaboração com a empresa de materiais avançados Noble Biomaterials, a Stealth permite a gestão da assinatura térmica de infravermelha de ondas curtas, médias e longas de amplo espectro num tecido leve e durável.

O novo produto da Carrington explora a tecnologia Circuitex Sigma da Noble, desenhada para mitigar a deteção térmica em ambientes militares. A Circuitex Sigma usa tecnologia à base de prata que permite criar um escudo para evitar a emissão de assinaturas térmicas como calor corporal, mas também de maquinaria e armas ativas – basicamente tudo o que produz uma assinatura térmica.

Paul Farrell

«O feedback inicial dos testes de utilizadores deste conceito pioneiro em exercícios de treino militar e em observação no terreno concluiu que, com a Stealth, a assinatura térmica de um soldado foi completamente mitigada a diferentes distâncias», refere Paul Farrell, diretor comercial e de marketing da Carrington Textiles, que tem a joint-venture MGC em Portugal com a TMG. «O material é quase indistinguível do terreno circundante, independentemente dos ângulos de visão», acrescenta.

«A nossa tecnologia patenteada Circuitex foi projetada para proteger soldados e equipamentos contra a deteção por sensores avançados», destaca acrescenta Joel Furey, CC da Noble Biomaterial. «Estamos orgulhosos por fornecer aos combatentes aliados uma vantagem operacional em situações de combate», resume.

O novo conceito Stealth será apresentado exclusivamente pela Carrington na feira Enforce Tac 2024, que acontece no Centro de Exposições de Nuremberga, na Alemanha, de 26 a 28 de fevereiro.