As alterações climáticas e a escassez de recursos têm assumido uma importância crescente, com políticas nacionais e europeias a procurarem impulsionar a adoção de soluções mais sustentáveis, nomeadamente no consumo energético. Atenta a esta situação, a generalidade da indústria têxtil e vestuário tem feito investimentos para se tornar mais eficiente.
Na edição de junho do Jornal Têxtil, damos a conhecer a estratégia de algumas empresas nesta área, nomeadamente da Expotime, da Triwool, da Fermir e da Adalberto, mas também da Riopele, da Tintex, da Calvelex, da Baby Gi e da Sampedro.
Leia ainda a entrevista a Bruno e Mico Mineiro, respetivamente CEO e COO da Twintex, que graças ao investimento, há vários anos, na produção própria de energia fotovoltaica e a uma parceria com uma empresa fornecedora conseguiu atingir um dos objetivos e hoje funciona a energia 100% renovável.
Esta edição está, de resto, plena de energia positiva, com as empresas nacionais a mostrarem um grande dinamismo em várias vertentes. A Tintex está cada vez mais próxima dos consumidores, com diferentes iniciativas online, a Troficolor digitalizou o seu showroom e a sua coleção, a CBI está preparada para se adaptar ao mercado, a JF Almeida tornou-se num exemplo de boas práticas de sustentabilidade, a Pafil inaugurou novas instalações e a Vandoma vai estrear-se na Pitti Uomo.
Conheça igualmente as oportunidades e as necessidades de mercados como a Dinamarca e o Reino Unido, citadas por quem melhor domina estes países, e como empresas como a TMG Automotive e a Somelos estão a integrar a digitalização na sua nova realidade.
Há ainda marcas, como As Deolindas, que estão a afirmar-se e outras, como a Lightning Bolt, que estão a celebrar 50 anos de uma história bem-sucedida.
Saiba também que projetos lusos foram destacados na aceleradora europeia de inovação em têxteis inteligentes SmartX, que empresas estão a trabalhar com a Airbus em soluções de compósitos para o sector aeronáutico e fique ainda por dentro das novidades em fibras e fios, desde a utilização de sintéticos na produção da Fepsa às linhas inteligentes que poderão ajudar a criar sensores wearables.
Acompanhe a evolução dos mercados e do comércio internacional nas nossas páginas de conjuntura e espreite a publirreportagem Certificar para Ganhar, com informação providenciada pela SGS e pela Tratave.
Se não é assinante do Jornal Têxtil, aproveite esta oportunidade e faça já a subscrição para garantir o seu exemplar desta e das próximas edições.