Cânhamo ganha reforços

A unidade de processamento da Panda Biotech no Texas deverá começar a funcionar em breve, com a empresa a ter já contratos com agricultores americanos para aumentar a produção.

[©Panda Biotech]

A Panda Biotech concluiu a construção da unidade Panda High Plains Hemp Gin em Wichita Falls, Texas. A unidade processamento de cânhamo tem capacidade de tratar dez toneladas de cânhamo industrial por hora para produzir fibra de qualidade têxtil, juntamente com a utilização da parte lenhosa do caule da planta, que pode ser transformada em fibra curta. Vai ainda produzir um outro produto rico em nutrientes que será transformado em pelets. A unidade deverá ser o maior centro de decorticação de cânhamo do Hemisfério Ocidental e um dos maiores do mundo.

«Cada peça da linha de produção da Panda Hemp Gin, incluindo os cinco quilómetros de linhas de dutos pneumáticos aéreos, a refinação, a mistura, a cotonização mecânica, o ensacamento e o enfardamento, deve ser iniciada, verificada, equilibrada e atribuída individualmente», afirma Scott Evans, vice-presidente executivo da Panda Biotech. «Atualmente, todos os equipamentos estão a ser postos a funcionar individualmente para serem oficialmente colocados em serviço», acrescenta.

Utilizando apenas fontes de energia renováveis, o processo de engenharia e produção da Panda Hemp Gin foi certificado como verde pela Mid-South Engineering Company, de acordo com os chamados Green Bond Principles da International Capital Market Association. A Panda Biotech também fez uma parceria com a Oritain, uma empresa de rastreabilidade científica, para comercializar o cânhamo mais rastreável produzido a 100% nos EUA.

A Panda Biotech está ainda a assinar ativamente contratos com produtores para cultivar a matéria-prima de cânhamo para a época de cultivo de 2024, bem como para comprar fibra de cânhamo que tenha já sido colhida ou processada. A empresa anunciou recentemente um programa de pagamento para cultivar para que os produtores comecem a cultivar cânhamo Panda. Com dinheiro garantido e apoio agronómico antecipado, os produtores da Panda recebem sementes testadas e comprovadas sem nenhum custo, mitigando com sucesso os riscos para os produtores, ao mesmo tempo que destaca o compromisso e a promessa da Panda Biotech para com a comunidade agrícola.

A produção agrícola de cânhamo é considerada sustentável, graças aos benefícios para o solo quando é feita uma cultura rotativa, além de fornecer margens competitivas.