Candiani cria denim com grafeno

A empresa italiana lançou o Graphito, um tecido denim infundido com grafeno que tem propriedades antibacterianas, antivirais e de termorregulação, e permite lavagens menos regulares por parte dos consumidores.

[©Candiani]

De acordo com a empresa italiana, o tecido permite reduzir o número de lavagens do produto, uma vez que as suas características permitem que se mantenha limpo por mais tempo. A Candiani refere que «na Europa, as pessoas usam os seus jeans, em média, 2,5 vezes antes de os lavar. Os jeans Graphito podem ser usados 10 vezes antes de serem lavados e isso reduz a utilização de água em 75%».

O Graphito foi produzido com recurso a duas tecnologias patenteadas: a G+, que a Candiani descreve como «a forma mais pura de grafeno», sendo produzido sem desperdício, sem químicos nem solventes, com a vantagem ainda de ser feito pela Directa Plus numa localização a 50 quilómetros da unidade produtiva da Candiani; e a Kitotex, da Candiani, um biopolímero à base de quitosano, que substitui polímeros líquidos no processo de produção.

O tecido foi testado para atividade antibacteriana em relação a klebsiella pneumoniae e staphylococcus aureus e os resultados mostraram que, em cinco dias, a G+ reduz a carga bacteriana em até 50% em comparação com o denim convencional. A atividade antibacteriana aumenta com o tempo, «o que significa que pode usar os jeans mais de cinco vezes antes de lavar», destaca a empresa italiana.

O conforto térmico está igualmente garantido, indica a Candiani, adiantando que os jeans feitos com Graphito podem ser usados em todas as estações, com o mesmo nível de conforto nos meses mais quentes e nos mais frios. «Testes com cinco sujeitos de diferentes idades, pesos e índices de massa corporal numa câmara climática mostraram que os jeans impregnados com G+ registaram temperaturas mais baixas na pele e temperaturas mais altas na superfície externa, indicando uma melhor dissipação do calor e melhor conforto térmico para o utilizador», refere a empresa.

A Candiani mostrou o tecido num fato de treino em denim, acrescentando que o Graphito pode ser combinado com os tecidos com tecnologia de elasticidade à base de plantas Coreva para reduzir ainda mais o impacto no ambiente.

Nesta edição de 2023 da feira de tecnologia ITMA, que termina hoje, a empresa italiana recebeu o Prémio de Inovação Sustentável pela sua microfábrica Candiani Custom, que permite que os consumidores produzam jeans personalizados, que são cortados, tratados e lavados no local.