Pode a indústria ser uma forma de arte? Esta foi a pergunta lançada pela APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Sucedâneos, que há 12 anos celebra as artes e a cultura nacional.
Este ano, a associação do calçado volta a reforçar a premissa de que a indústria é uma aliada dos artistas na nova campanha e recria quadros de referência dos pintores portugueses Amadeo de Souza Cardoso, Almada Negreiros, Eduardo Afonso Viana, José Malhoa, Júlio Pomar e Paula Rego. A nova campanha Portuguese Shoes é da autoria de Frederico Martins e conta com os atores Albano Jerónimo e Anabela Moreira para dar vida às pinturas mais emblemáticas.
«Estas campanhas pretendem, mais do que elogiar o talento nacional e retratar uma identidade, abrir uma porta para o exterior», afirma Luís Onofre. «Na sua génese, pretendem valorizar a herança do passado e do que fazemos melhor, para que esta qualidade e beleza sejam apreciadas por todos, num mundo cada vez mais rápido e instável, e se cruzem com outros talentos e culturas, sejam um exemplo do que continua e perdura e encanta, mas sempre a aperfeiçoar-se em direção ao futuro», explica o presidente da APICCAPS.
Os protagonistas tomam a palavra
Já Anabela Moreira considera que «a cultura está para além do que me compõe e do que eu vou compondo. É também o que cultivamos. Uma vasta memória, estruturante, que nos distingue e ao mesmo tempo permite identidade. Ela objetiva toda a nossa subjetividade. Sou, para além de muitas e variadas coisas, portuguesa. Essa cultura que me antecede está aqui honrada num pedaço do que é esse nosso enorme património. Não podia estar mais feliz por me ter sido permitido que de alguma forma me tornasse parte dela. Obrigada pela possibilidade de revisitar alguns dos nossos grandes e ter aos meus pés uma das nossas melhores indústrias do meu país».