C&A com energia 100% renovável em Portugal

A retalhista de moda progrediu na estratégia de sustentabilidade com a celebração de um contrato que visa o fornecimento de energia de origem 100% renovável na Península Ibérica. Além disso, lançou um programa de apoio psicológico e emocional para os colaboradores e ainda ampliou os canais de comunicação através de um podcast.

[©C&A]

Depois de ter anunciado um plano para compensar as emissões de carbono das 115 lojas que detém na Península Ibérica, a C&A concretizou mais uma meta sustentável com a obtenção do certificado, a partir da Endesa, de energia 100% renovável na maioria das lojas em território nacional, à exceção das lojas da Madeira e do Porto. Segundo a retalhista de moda, a acreditação vem confirmar a utilização de fontes de energia com impacto ambiental associado de zero quilogramas de CO2 por quilowatt-hora e de zero miligramas de lixo radioativo por quilowatt-hora.

«Termos esta importante certificação para as nossas lojas na Península Ibérica é mais um dos passos importantes que estamos a dar em relação à estratégia global de sustentabilidade da empresa, que confirma o nosso esforço para minimizar a nossa pegada de carbono e contribuir para um planeta sem poluição», afirma Domingos Esteves. «O nosso principal compromisso é fazer da sustentabilidade a norma, algo transversal que abranja todos e cada um dos nossos aspetos e que inclua a nossa cadeia de valor e operações», afirma o diretor-geral da C&A em Portugal e Espanha, tendo em conta que um dos objetivos da retalhista é tornar neutras em carbono todas as lojas espalhadas pelo mundo.

A C&A, que, para além da Europa, está presente no Brasil, México e China, pretende responder a toda a necessidade elétrica com energias totalmente renováveis até 2025 e chegar a 2030 com uma redução de 30% nos gases de efeito de estufa. Em 2019, a retalhista anunciou que, em apenas um ano, reduziu em 9,5% as emissões dos alcances um e dois, em relação a 2018, enquanto as emissões da cadeia de fornecimento de alcance três diminuíram 4,3%.

Saúde mental

Com quase 1.400 lojas em 18 países e 31 mil colaboradores, a C&A lançou um programa de apoio psicológico e emocional para encorajar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos trabalhadores, uma iniciativa influenciada pela pandemia, que impactou diretamente na vida das pessoas como comprova um estudo realizado pela Mind – Instituto de Psicologia Clínica e Forense, que concluiu que quase metade dos portugueses (49,2%) sentiu um impacto psicológico «moderado a sever», sentindo principalmente depressão, ansiedade e stress ao longo do último ano.

[©C&A]
O programa personalizado, intitulado “C&A Cuida de ti”, protege a saúde mental dos colaboradores da empresa de moda e estende-se também aos familiares, uma vez que a iniciativa é apoiada pela organização Pulso, que disponibiliza um conjunto de serviços para pessoas vinculadas aos trabalhadores.

«A saúde dos nossos trabalhadores é a nossa prioridade, não só a um nível físico como também emocional. Por isso, quisemos implementar este novo projeto como complemento aos programas de formação e qualificação profissional que já temos, para que, agora mais do que nunca, possam contar com o nosso apoio em todas as vertentes da sua vida. Acreditamos firmemente que o nosso maior capital são os nossos colaboradores e, por isso, temos um grande compromisso com eles e com o seu bem-estar em geral», explica Celina Bello, diretora de recursos humanos da C&A.

O projeto visa ainda promover o talento, equidade, igualdade de oportunidades e confiança dos colaboradores da C&A a nível global, aponta a retalhista em comunicado.

«Ao longo deste ano, a marca tem trabalhado para reforçar as suas ações de forma a contribuir para aumentar a inteligência emocional das equipas, desenvolver as suas habilidades e pontos fortes e permitir uma conciliação mais eficaz entre a vida laboral e pessoal», salienta a C&A.

Chegar a todos os públicos

No que diz respeito à estratégia tecnológica, a C&A quis ampliar os respetivos canais de comunicação com um toque de modernidade. Para isso deu vida ao podcast que afirma ser capaz de chegar a todos os públicos de interesse, desde os colaboradores aos ouvintes mais generalizados.

[©C&A]
O podcast da retalhista tem conteúdos que pretendem fortalecer os valores corporativos da marca, através de conversas com especialistas que abordam vários temas relacionados com a empresa, nomeadamente conselhos sobre saúde e bem-estar, sustentabilidade, tendências e atualidade.