A primeira coleção da Sanjo com a Burel Mountain Originals surgiu em 2021, também com uma coleção para a estação fria. O burel, o tecido de lã tradicional da zona da Serra da Estrela, usado no passado para fabricar capas que protegiam os pastores das condições meteorológicas difíceis, e atualmente reconhecido como um material resistente e versátil, volta agora a ser usado para criar uma coleção de sapatilhas «verdadeiramente única, colorida e ideal para a estação fria», explica a Sanjo em comunicado.
De acordo com a marca portuguesa de calçado, as novas propostas são inspiradas «nas atmosferas invernais da Serra da Estrela», combinando «o know-how artesanal da Sanjo com o distintivo tecido de lã Burel».
Cada par de sapatilhas é produzido com 100% de lã natural, assumindo-se, segundo a marca, «como o modelo ideal, quente e resistente, seja para os dias de chuva, neve ou frio». A Sanjo sublinha que «o inverno requer modelos que aliem autenticidade à funcionalidade, por isso esta linha entrega mais do que uma estética moderna, ao declarar uma total resistência para enfrentar os elementos da natureza».
Apostando na versatilidade, as propostas surgem numa paleta de cores «que se destaca no meio das paisagens frias», incluindo rosa, amarelo, vermelho e verde, assim como os tons mais clássicos de preto e castanho. «Cada colorway foi cuidadosamente selecionada», realça a Sanjo.
A colaboração Sanjo x Burel está já disponível nos pontos de venda da Sanjo, assim como online, no website da marca.
A Burel Factory, que tem revitalizado a produção de burel, tem realizado várias parcerias com marcas nacionais, uma das mais recentes das quais com a Salsa, e tem igualmente lançado as suas coleções próprias.