Breves

  1. Câmaras inteligentes da Gateway melhoram experiência de consumo
  2. Smartex com apoio de Bruxelas
  3. Guimarães recebe Fashion Film Festival
  4. Sonae Sierra reforça presença em Marrocos
  5. Museu da Indústria Têxtil apresenta “Arqueologia Industrial”
  6. Mango descobre novos talentos

1. Câmaras inteligentes da Gateway melhoram experiência de consumo

As câmaras inteligentes podem ser uma das novas ferramentas do retalho para melhorar as experiências do consumidor em loja. Os mais recentes desenvolvimentos nesta área permitem, por exemplo, simular como as peças de vestuário assentam no corpo dos consumidores antes da aquisição. Este tipo de tecnologia permite criar novas experiências de compra e diferenciar o retalho físico das opções online. «Além disso, este método oferece a possibilidade de melhor conhecer os hábitos de compra dos clientes e de encontrar os produtos mais bem-sucedidos», destaca um comunicado da Gateway Portugal, que disponibiliza as câmaras Hikvision com tecnologia artificial e com o reconhecimento facial DeepinView, que permitem identificar o género e a idade do cliente e, dessa forma, adequar a oferta de produtos e garantir «uma experiência mais envolvente». As câmaras, que têm tecnologia de Deep Learning «estão na base de potenciais esquemas de clientes VIP (naturalmente com o consentimento do mesmo). Neste caso, as câmaras reconhecem o cliente no momento em que ele entra na loja e um dos colaboradores é alertado para este facto e recebe todas as informações de que precisa para melhor atender o cliente e melhorar a sua experiência com um serviço mais personalizado», explica a Gateway Portugal. «A forma como a tecnologia está a revolucionar a experiência de compra nas lojas estabelece um novo paradigma de envolvência entre os clientes e as marcas. A Gateway conta com uma abrangente oferta de soluções com tecnologia de vanguarda que são capazes de melhorar a experiência do cliente e garantir a segurança do espaço e dos artigos colocados à venda. As câmaras e as soluções de sinalética digital da Hikvision são algumas das soluções capazes de garantir estas mais-valias e de trazer novamente os clientes às lojas físicas garantindo novas experiências», resume Ricardo Mestre, diretor de marketing da Gateway Portugal.

2. Smartex com apoio de Bruxelas

A startup portuguesa Smartex, que desenvolveu uma solução com base em inteligência artificial para inspecionar os defeitos de fabrico na produção de tecidos, está entre as 75 entidades selecionadas pelo Conselho Europeu de Inovação para receber apoio financeiro. Esta nova entidade, criada pela Comissão Europeia com o objetivo de converter ciência em novas oportunidades de negócio, vai disponibilizar 278 milhões de euros para financiar o arranque ou a atividade de pequenas e médias empresas. Além da Smartex, que terá uma subvenção superior a um milhão de euros, foram ainda selecionadas mais duas empresas portuguesas: a Ophiomics, que desenvolveu uma ferramenta preditiva para fazer a triagem de doentes que vão receber um transplante de fígado, irá receber 756 mil euros; e a AddVolt, que criou uma forma de aproveitar a energia das travagens para usar na refrigeração de camiões frigoríficos, terá um financiamento de 1,68 milhões de euros.

3. Guimarães recebe Fashion Film Festival

A cerimónia de entrega de prémios do Fashion Films Festival terá lugar amanhã, 7 de dezembro, na Fábrica ASA, em Guimarães, onde serão revelados os nomeados e vencedores para Melhor Fotografia, Melhor Realização e Melhor Filme nas categorias Filmes de Marca, Filmes de Autor, Têxteis Técnicos, Alive Mobile e Filmes Internacionais, assim como o prémio FFF Máxima, cujo vencedor foi eleito online. A concurso estão filmes provenientes de mais de 20 países de quatro continentes, incluindo de marcas como Stella McCartney, Zegna, Parfois, Lion of Porches e Salsa Jeans. «O único festival de filmes de moda nacional bateu o recorde com 165 inscrições, ou seja, um aumento de 43% face ao ano anterior», refere a organização em comunicado. Um júri internacional, composto pela realizadora Leonor Teles, Eva Font, CEO do Barcelona Fashion Film Festival, Susana Albuquerque, diretora criativa da Uzina e presidente do Club Criativos de Portugal, Marina Sousa, da revista Máxima, Ana Teixeira, designer por detrás da marca Sofia Kah, Braz Costa, diretor-geral do CITEVE, Mário Augusto, jornalista da RTP, Josh Brandao, fotógrafo e realizador, e Hugo Veiga, diretor criativo do Akqa São Paulo, selecionou os melhores filmes, que estão durante o dia de hoje em exibição nos cinemas Castello Lopes, do Espaço Guimarães. Ainda hoje, às 18h30, terá lugar uma conversa com Manuel Serrão, diretor-geral do Fashion Film Festival.

4. Sonae Sierra reforça presença em Marrocos

A empresa do grupo Sonae esteve envolvida no desenvolvimento, marketing, design de interiores e layout de lojas do Arribat Center, juntamente com a Foncière Chellah, e vai agora assumir a gestão deste novo complexo comercial, que contempla mais de 150 espaços comerciais, de entretenimento e restaurantes, assim como um cinema multiplex e um comboio de recreio, «que complementa a oferta cultural da cidade de Rabat, ao mesmo tempo que prolonga o tempo de visita dos clientes», explica a Sonae Sierra em comunicado. «Estamos muito satisfeitos por continuarmos envolvidos num projeto que ajudámos a desenvolver e no qual agora estamos a trabalhar para consolidar enquanto destino de compras de referência em Marrocos. Este compromisso de longo prazo com a gestão de um grande complexo na capital marroquina reforça a confiança nos nossos serviços. Até ao momento, prestamos serviços para os principais sete centros comerciais do país, pelo que temos vindo a aumentar a nossa experiência neste mercado», afirma Alberto Bravo, administrador-executivo e responsável pela área de gestão de ativos e comercialização da Sonae Sierra para o Leste Europeu e Norte de África. O Arribat Center, que tem uma área bruta locável de 45 mil metros quadrados, deverá acolher 10 milhões de visitantes por ano.

5. Museu da Indústria Têxtil apresenta “Arqueologia Industrial”

O Museu da Indústria Têxtil, em Vila Nova de Famalicão, vai apresentar, no próximo dia 14 de dezembro, a partir das 14h30, a coleção monográfica “Arqueologia Industrial”, a cargo do professor Lopes Carneiro. Fundada em 1987 como publicação periódica, é agora lançada, em 2019, no formato de livro, «constituindo uma coleção monográfica nas áreas da arqueologia, património e museologia industrial, procurando acompanhar o desenvolvimento destas áreas no país e no estrangeiro», refere, em comunicado a Câmara Municipal de Famalicão. A edição deste livro é da responsabilidade do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave/Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Associação Portuguesa para o Património Industrial (APPI), representante em Portugal do The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage (TICCIH), sendo publicada pelas Edições Humus. Além da apresentação deste livro, o evento contempla ainda o debate “O contributo da Revista de Guimarães para a mudança do paradigma industrial local”, com Paula Ramos Nogueira, da Universidade de Coimbra, e termina com uma visita à exposição temporária “Industria Têxtil de Guimarães: do sistema antigo ao advento das máquinas”, no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, em Guimarães. Esta iniciativa marca o fim do ciclo de conferências “Percursos e memórias da indústria na Bacia do Ave”, promovido pelo Museu da Indústria Têxtil, «que tem levado os participantes a percorrer alguns dos marcos históricos do cluster têxtil da região».

6. Mango descobre novos talentos

Como parte da campanha “New Voices”, a Mango lançou na última estação um concurso para jovens fotógrafos e o vencedor, o italiano Federico Sorrentino, assina agora uma nova produção fotográfica intitulada “East End Girls”. A produção teve como protagonista Birgit Kos e foi fotografada em Londres. «Troquei pontos de vista com a equipa da Mango sobre a direção mais correta do shooting, mas também me deram liberdade para abordar a história a partir do meu ponto de vista fotográfico», revelou o fotógrafo, que ganhou 10.000 euros. Sorrentino foi selecionado entre cerca de 1.000 participantes, por um júri composto por Sofía Sánchez de Betak, embaixadora da marca, Dan Martensen, fotógrafo, Aleksandra Woroniecka, stylist, e pela equipa da Mango. «Esta oportunidade atraiu mais atenções e interesse pelo meu trabalho e provavelmente dará um novo impulso à minha carreira, inclusive, a nível internacional», acredita Federico Sorrentino.