- Yves Saint Laurent inspira concurso do Modatex
- T-shirt Decenio x Alexandra Moura à venda
- C&A conquista prémio de melhor loja
- Jak Shoes estreia loja no Porto
- Rosarinho Cruz apoia Bagos d’Ouro
- Mar Shopping Algarve com espaço para cães
1. Yves Saint Laurent inspira concurso do Modatex
O Modatex está a organizar o campeonato “Skills MODATEX” que dá a oportunidade a cinco equipas portuguesas e três espanholas de confecionar um vestido inspirado no criador francês Yves Saint Laurent. A iniciativa, que decorre de 19 a 21 de novembro, tem como objetivo preparar os formandos das áreas de Design de Moda e de Modelação de Vestuário para o concurso “Skills Portugal”, que vai decorrer em Setúbal em fevereiro de 2020. As equipas do desafio promovido pelo Modatex são constituídas por dois elementos e terão 18 horas para pesquisar, desenhar, modelar e confecionar um vestido. Além das equipas do Modatex Porto e do Modatex Lisboa, a direção do centro de formação profissional alargou o desafio a escolas internacionais selecionadas pelo Centro. «Os nossos formandos têm vindo a arrecadar importantes distinções, sobretudo internacionalmente, o que vem, uma vez mais, comprovar a qualidade da formação ministrada e dos formadores do Modatex. Em 2013, Rúben Damásio conquistou uma medalha de excelência no WordSkills, em Leipzig e, um ano depois, Ana Rita Gaspar e Joana Filipa Caetano arrecadaram a medalha de prata no EuroSkills em Lille», explica José Manuel Castro, diretor do Modatex. O concurso vai decorrer na sede centro de formação profissional, no Porto, e conta com tecidos fornecidos pela Riopele e pela Calvelex.
2. T-shirt Decenio x Alexandra Moura à venda
A t-shirt da colaboração revelada na 53.ª edição da ModaLisboa entre a Decenio e Alexandra Moura vai estar disponível na loja online da marca dia 22 de novembro com um limite de 100 unidades. A coleção-cápsula, originada pela parceria entre a marca e a designer portuguesa, estreia-se nas lojas com uma t-shirt branca unissexo com um estampado trabalhado a partir de uma fotografia da autoria de Alexandra Moura. Além da imagem, predominantemente azul, a peça tem também um bordado com o logótipo desfiado – dessa forma, cada pessoa pode cortar os fios como entender e personalizar a t-shirt de acordo com as suas preferências. O estampado está presente nas restantes peças da coleção primavera-verão 2020 em diversas formas e tamanhos. A associação da designer portuguesa com a Decenio vem, segundo a marca, desconstruir o convencional e criar uma linha mais urbana, com um «corte distinto» e «uma abordagem oversized» que expande a Decenio para além das características pelas quais é conhecida. A t-shirt da coleção-cápsula chegará às lojas Decenio do Colombo e do NorteShopping dia 28 de novembro. As restantes peças estarão disponíveis em data ainda por revelar.
3. C&A conquista prémio de melhor loja
A C&A foi distinguida com o galardão de melhor loja na categoria de moda na entrega dos prémios “A Melhor Loja de Portugal” 2019/2020, que decorreu no dia 14 de novembro em Oeiras. A iniciativa promovida pela revista Grande Consumo premeia as melhores lojas de retalho online ou com espaço físico. O prémio é atribuído com base nas avaliações de 800 mil consumidores de diversos mercados que avaliam as lojas de acordo com as preferências. A votação para o projeto é feita online através de um questionário em que os consumidores selecionam os pontos fortes e os pontos fracos das retalhistas em determinadas categorias. Preço, qualidade dos produtos, diversidade na oferta, relação com o cliente, serviço, experiência de compra e credibilidade foram alguns dos parâmetros pelos quais os consumidores avaliaram as entidades que participaram no concurso. «É com orgulho que vemos a C&A vencer na categoria de moda num prémio tão importante a nível europeu. As nossas equipas trabalham diariamente para procurar a excelência nos níveis de apresentação e de serviço ao cliente de acordo com os valores da nossa marca», refere Domingos Esteves, diretor geral da C&A de Espanha e Portugal. «Procuramos estar sempre atentos à evolução do mercado e às necessidades dos consumidores. É por isso muito importante e gratificante para nós vermos a C&A a ser valorizada desta forma», acrescenta.
4. Jak Shoes estreia loja no Porto
A marca de calçado portuguesa Jak Shoes escolheu a Rua de Santa Catarina para abrir, no início de novembro, a sua primeira loja. Slow fashion, durabilidade e qualidade são alguns dos conceitos pelos quais a marca, que aposta nos lançamentos modelo a modelo e não por estações, se rege. A produção sustentável é também uma preocupação da Jak Shoes que visa aliar a qualidade dos materiais ao fabrico nacional artesanal de forma a que isso se traduza em ténis que se diferenciam pelo design. «Depois de amadurecer no mercado online, multiplicando as vendas por dez nos últimos três anos, o desafio passava por replicar o mesmo nível de experiência e de serviço nas lojas físicas, onde ambicionamos continuar a conquista o excelente feedback e taxa de aprovação dos nossos clientes», destacou José Reffoios, cofundador da Jak Shoes. Online desde 2014, a marca de calçado conta também com um corner na galeria comercial Embaixada, no Príncipe Real, em Lisboa, cidade, de resto, onde a marca espera abrir uma loja, segundo revelou José Reffoios ao Eco. Quanto à loja no Porto, «o espaço na Rua Santa Catarina ajusta-se perfeitamente ao conceito da Jak Shoes, não só pelas características desta artéria intemporal e ao mesmo tempo moderna, mas pela excelente exposição que proporciona à primeira presença física. Estamos confiantes que esta loja será um grande sucesso», afirma Sílvia Morais, consultora no departamento de retalho da Cushman & Wakefield no Porto, responsável pela operação de arrendamento. Já José Reffoios sublinhou que «contamos com a valiosa ajuda da Cushman & Wakefield, um parceiro atento que percebeu todas as nossas exigências e nos aconselhou até encontrarmos o espaço perfeito e, depois, com o arquiteto Tiago Silva Dias, que criou para o nosso espaço um projeto que reflete inteiramente a nossa identidade».
5. Rosarinho Cruz apoia Bagos d’Ouro
Rosarinho Cruz, designer de joias, está a homenagear a associação Bagos d’Ouro com um desenho de uma medalha solidária em que se pode ler a mensagem “Tudo começou por um sonho”, que vai de encontro à identidade da associação Bagos d’Ouro. Os lucros com as vendas da medalha solidária revertem na totalidade para a instituição, que tem como missão acompanhar o desenvolvimento escolar e os sonhos de crianças e jovens carenciados na região do Douro até à vida ativa. «A Bagos d’Ouro nasceu da vontade unida de produtores de vinho e outras entidades do Douro em combater o abandono escolar e os desequilíbrios socioeconómicos da região. Dez anos depois, foram mais de 150 as crianças e jovens apoiados pela associação, ao longo do percurso escolar, social e família», afirma Maria Inês Taveira, coordenadora da Bagos d’Ouro. «Há muito tempo que acompanho o trabalho da associação e o impacto que tem na vida destas crianças e jovens e sinto-me muito gratificada por poder dar este meu simbólico contributo através da minha arte. Todos nós temos sonhos e é importante que tenhamos todos acesso às oportunidades que nos permitam alcançá-los», explica Rosarinho Cruz.
6. Mar Shopping Algarve com espaço para cães
É já a partir do dia 21 de novembro que os visitantes do Mar Shopping Algarve podem ser acompanhados pelos seus cães até ao centro comercial, uma vez que o espaço oferece a primeira “Pet Area” do país com um serviço de dog-sitting. O espaço designado por “Woof Land” localiza-se no exterior do shopping e possui cerca de 200 m2 com uma equipa especializada para receber os visitantes de quatro patas. Sara Tails, a conhecida blogger e treinadora de cães, lidera a equipa dos profissionais que vão atender às necessidades dos animais de estimação. Além do serviço dog-sitting, a “Pet Area” oferece ainda alguns workshops sobre os patudos, concursos, sessões de treino comportamentais, intervenções assistidas por animais e alguns serviços como banho, tosquia, desparasitação e muitos outros. «A ampliação da nossa capacidade em termos de serviços constitui um dos vetores principais para a melhoria constante e a criação da “Pet Area” vem precisamente neste sentido, alargamos a nossa “família” e recebemos os animais como tal», explica Herman Gewert, diretor-geral do Mar Shopping Algarve. «Mais do que sermos um centro amigo dos animais, somos o primeiro centro em Portugal totalmente focado em servir os donos, os nossos utilizadores diários, a quem queremos garantir a melhor experiência possível no nosso espaço», conclui.