Brain Biotech e AMSilk recriam fibras de alta performance

Duas empresas alemãs, Brain Biotech e AMSilk, estão a partilhar os seus conhecimentos e capacidades para impulsionar o desenvolvimento de fibras de alto desempenho para o mercado de materiais de performance com aplicação na indústria têxtil.

[©AMSilk]

«Criar um futuro melhor com a biotecnologia – esta visão é partilhada pela Brain Biotech, líder no desenvolvimento e produção de soluções de base biológica e produtos para a indústria, e a AMSilk, a primeira fornecedora industrial de biomateriais para mais aplicações sustentáveis nas indústrias têxtil, médica e bens de consumo», revela a especialista na seda de aranha sintética em comunicado.

Os produtos de base bio têm enorme potencial como soluções sustentáveis para o futuro, refere. Os novos desenvolvimentos, como os que atualmente estão a ser concebidos pela Brain Biotech e a AMSilk, «podem revolucionar o mercado de materiais de performance», garante a empresa, que salienta que as fibras têxteis à base de petróleo, como o poliéster ou a poliamida, são uma fonte de microplásticos, para além de dificultarem a reciclagem no fim de vida dos produtos, que acabam em aterros.

A AMSilk produz materiais biotecnológicos à base de proteínas estruturais de carbono renováveis, que são não só completamente recicláveis, como também são 100% biodegradáveis e não contêm microplásticos. Estes biomateriais, aponta a empresa, são muito versáteis e particularmente interessantes para serem usados em aplicações como vestuário, na saúde e no automóvel.

A empresa confia agora nos conhecimentos da Brain Biotech para expandir a sua plataforma tecnológica de proteínas para outros mercados e aplicações. O objetivo é otimizar propriedades específicas de proteínas estruturais para vários campos de aplicação no sector têxtil.

[©AMSilk]
«Acreditamos que encontramos na Brain Biotech a parceira tecnológica ótima para a expansão da nossa plataforma de proteína. Para além dos excelentes conhecimentos da Brain em desenvolvimento proteico, o propósito partilhado da AMSilk e da Brain de criar um futuro sustentável através de soluções de base bio, em particular, permite uma colaboração inspirada e bem sucedida», afirma Andreas Schmideder, diretor de oportunidades de negócio e desenvolvimento da AMSilk.

«As nossas tecnologias de otimização de proteínas, com base na sequência racional e em design impulsionado pela estrutura, já foram comprovadas em muitos processos de otimização. A nossa unidade de tecnologia enzimática vai desenvolver mais estas proteínas estruturais em colaboração próxima com a AMSilk para atingir as propriedades desejadas para fibras de elevada performance», acrescenta Alexander Pelzer, diretor de investigação e desenvolvimento da unidade se Zwingenberg da Brain Biotech.