Black Friday sustentável na Play Up

A marca, que representa já 35% do volume de vendas da Etfor, lança na próxima sexta-feira a sua loja online de vestuário em segunda-mão, com o objetivo de ajudar a prolongar a vida útil dos artigos que produz.

[©Play Up]

A partir do próximo dia 24 de novembro, que é também o dia da Black Friday, será possível adquirir vestuário da Play Up previamente usado na nova loja online da marca, batizada Recircle. «Durante o último ano temos vindo a receber muitas peças devolvidas pelos nossos clientes, que vão agora entrar num novo ciclo através da venda em segunda-mão», revela Susana Correia, diretora criativa da Play Up.

O vestuário devolvido, através do programa Take Back, é vistoriado minuciosamente numa estação de reparação montada na área produtiva da Etfor, que detém a marca, e que a empresa mostrou num evento no final do mês passado. Aí há uma seleção criteriosa, a que se segue a lavagem, reparação – nos casos em que tal é necessário –, etiquetagem e embalamento, ficando disponíveis para serem compradas pelos consumidores.

Estação de reparação [©Play Up]
«Ficamos muito satisfeitos com a qualidade das peças que nos têm chegado, por vezes nem conseguimos identificar se são peças usadas ou novas, o que nos dá garantias de que fizemos uma boa seleção das matérias-primas usadas», sublinha Susana Correia.

As peças que não se enquadram nos padrões de qualidade ou que não podem ser reparadas – por exemplo, quando estão manchadas – são encaminhadas para um processo de reciclagem, que já deu origem à coleção-cápsula Close the Loop, lançada no mesmo evento.

No que diz respeito à Recircle, a Play Up garante que embora seja uma compra em segunda-mão, que por isso tem um preço mais baixo, a experiência de compra será muito semelhante à de uma peça nova.

Atualmente, a marca representa cerca de 35% do volume de vendas da Etfor. «Nos últimos anos a Play Up tem ganho posição dentro da empresa. Foi um processo gradual, mas a marca foi sempre crescendo», afirma, ao Portugal Têxtil, o diretor-geral Bruno Correia.

Susana Correia e Bruno Correia [©Play Up]
A Play Up vende sobretudo para o mercado externo (cerca de 90%), contando com cerca de 900 pontos de venda em 40 países. «A Europa foi sempre mais fácil e nós acabamos por ter como principais mercados Itália, Espanha, Alemanha, Bélgica e Países Baixos, mas ao mesmo tempo também temos uma boa mancha nos EUA, trabalhámos mais recentemente com a China, onde temos um parceiro local e onde já estamos a vender», enumera Bruno Correia.

O lançamento agora da loja de peças em segunda-mão vem reforçar o posicionamento sustentável da marca, que tem sido igualmente acompanhado pela empresa-mãe, com investimentos em painéis fotovoltaicos e soluções de iluminação e térmicas mais amigas do ambiente.