Biella cria linha de Vestuário

Há uma equipa de cinco empresários italianos dos lanifícios que está a conceber uma linha completa de vestuário made in Biella. Para tal criaram a sociedade Wool X, que produzirá e distribuirá internacionalmente uma colecção para viagem e lazer denominada Wool X Generation, toda produzida naquela região de Itália.

 

A colecção vai ser constituída por artigos de lã e caxemira, de gama média alta, que permitirá proteger para as piores intempéries possíveis, mas com um custo semelhante aos dos artigos deste género produzidos na Europa de Leste. As cinco empresas são: duas fiações – a Filatura di Trivero, especialista em artigos com caxemira, e a Filatura Marchi, duas empresas de acabamentos e tinturaria – Tintoria Tonella e Finissaggio 2000, e a chapelaria Cappellificio Cervo, ajudados por um sociólogo e por um técnico, tendo já investido cinco milhões de euros neste projecto.

 

O consórcio dispõe já de um local nas instalações de uma antiga fábrica de uma das empresas, onde centralizou os departamentos de estilismo, comercial, e a componente logística, envolvendo 15 pessoas, mas já com intenções de aumentar esta dimensão inicial. Segundo o porta-voz desta jovem sociedade, é a primeira vez que várias empresas a montante da fileira se juntam para lançar o produto final.

 

Embora a região não seja tradicionalmente especialista em confecção – aliás, quase inexistente –, ela vai ser assegurada por empresas de Biella. Como? Esta sociedade propôs a empresas deste segmento, mas de regiões limítrofes, realizarem a confecção lá, numa espécie de deslocalização interna, com o objectivo de requalificar a zona, e o made in Italy sai a ganhar.

 

A primeira colecção vai estrear-se numa apresentação restrita em Biella, a decorrer neste mês de Dezembro, precedendo a sua apresentação oficial na Pitti Uomo de Janeiro do próximo ano. Depois será vendida em pontos de venda multi-marca e em grandes armazéns, tendo já recebido contactos de compradores japoneses e americanos. A estratégia de comunicação envolverá uma gigantesca roulotte que irá ao encontro dos clientes por todo o continente europeu.