Bem-estar chega ao automóvel

A tecnologia de revestimentos à base de minerais que emitem raios infravermelhos longos da Nanobionic está a entrar no interior dos automóveis, alegando melhorias na circulação sanguínea e no relaxamento do condutor e passageiros.

[©Pixabay/Mikes-Photography]

Os avanços na tecnologia para automóveis têm sido focados em melhorar o conforto e a conveniência para os ocupantes do veículo, mas a tecnologia da Nanobionic vai um pouco mais além, levando o mundo do bem-estar para dentro dos automóveis, refere a empresa.

Os revestimentos que desenvolve, à base de minerais com a capacidade de emitir raios infravermelhos longos (FIRs), permitem, segundo a Nanobionic, benefícios de bem-estar únicos e cientificamente validados.

O revestimento é aplicado no reverso de couro, peles sintéticas ou têxteis no interior dos veículos e os seus minerais emitem FIRs que, está cientificamente provado, trazem benefícios de recuperação muscular e bem-estar para o corpo humano.

Os minerais no revestimento são ativados através do calor, ou energia, emitida pelo corpo humano e refletem essa energia de volta.

A tecnologia da Nanobionic tem a capacidade de emitir FIRs a uma taxa de até 99% e podem penetrar profundamente no corpo, melhorando a circulação, reduzindo a rigidez muscular e promovendo o relaxamento.

As alegações da Nanobionic ao nível do bem-estar e recuperação muscular têm sido validadas por diversos estudos científicos, reforçando a sua credibilidade, indica a Innovation in Textiles.

A tecnologia foi já aplicada a mobiliário através da colaboração com empresas como a La-Z-boy, Sealy Furniture, Pallisair e Kuka, tendo recebido 13 prémios internacionais. A Nanobionic foi ainda reconhecida e premiada pela NASA pelo seu potencial para aplicações no espaço.

«Ao integrarem a tecnologia Nanobionic no interior dos veículos, os construtores de automóveis estão a dar um passo gigante para dar aos condutores e passageiros uma experiência de bem-estar na estrada sem paralelo. As longas horas passadas no trânsito ou grandes viagens já não têm de significar grandes desconfortos e fadiga, já que os interiores equipados com a tecnologia Nanobionic promovem o relaxamento, o rejuvenescimento e melhoram a recuperação para todos os ocupantes», refere

Regenera System da Loro Piana na Milano Unica – julho 2022 [©Ermis Psipsikas LinkedIn]
Recentemente, a empresa apresentou também a membrana Nanobionic Super Heat, para aplicação em vestuário e equipamentos outdoor, mas também eventualmente para fardas militares e missões espaciais, que, além de reter o calor corporal, é respirável, impermeável e resistente ao vento.

A Nanobionic estabeleceu ainda uma parceria com a Loro Piana, que na Milano Unica de julho de 2022 apresentou uma seleção de tecidos com a tecnologia, sob a designação Regenera System.

Fundada por dois irmãos, George e Ermis Psipsikas, a Nanobionic tem vindo a aumentar a sua gama de aplicações. «Vemos esta tecnologia como uma tecnologia de bem-estar. A Nanobionic é uma empresa de ciência dos materiais com a missão de melhorar a vida e o bem-estar das pessoas e tornar tudo um pouco melhor para toda a gente», afirmaram os fundadores ao We Rise Up Journal.