Bangladesh pede apoio para ser sustentável

A Bangladesh Garment Manufacturers and Exporters Association (BGMEA) está a pedir ao governo que reforce o apoio à transição ecológica da indústria de confeção para que se possa posicionar como um centro de produção de vestuário sustentável.

[©BGMEA]

Segundo notícias locais, numa reunião com o Ministro da Habitação e Obras Públicas, o presidente da BGMEA, Faruque Hassan, destacou a transição da indústria de pronto-a-vestir para práticas empresariais sustentáveis, particularmente o número crescente de fábricas de vestuário energeticamente eficientes e amigas do ambiente no Bangladesh.

Segundo a agência noticiosa do país, a Bangladesh Sangbad Sangstha, atualmente o Bangladesh conta com o maior número de instalações sustentáveis de produção de vestuário, com 207 fábricas com certificação LEED do US Green Building Council, das quais 77 com classificação platina e 116 com classificação ouro.

Hassan está confiante de que a transição verde não só reforçaria a «vantagem competitiva» do Bangladesh no mercado global, mas também a sua posição como líder na produção de vestuário sustentável.

Contudo, sublinhou a importância do apoio governamental, incluindo assistência política e fácil acesso ao financiamento, para facilitar o crescimento das indústrias “verdes” no país.

Na reunião, Faruque Hassan instou o governo do Bangladesh a «simplificar» as leis e regulamentos relacionados com os negócios, incluindo a tributação, o imposto sobre o valor acrescentado (IVA) e outros aspetos do comércio transfronteiriço, para facilitar um ambiente mais favorável aos negócios.

Recentemente, o presidente da BGMEA também se reuniu com o Embaixador da Indonésia no Bangladesh para melhorar o comércio bilateral, especialmente nos sectores têxtil e de vestuário.

Estas discussões incluíram uma série de questões relacionadas com o comércio, tendo ambas as partes manifestado um forte interesse em identificar novas vias de colaboração, com o objetivo de maximizar todo o potencial do comércio e investimento mútuos.