Aumento de exportações espanholas

Os dados do comércio externo espanhol do último trimestre assinalam um aumento dos intercâmbios de vestuário e um abrandamento em relação aos restantes produtos.

 

Com efeito, os dados disponíveis indicam um forte aumento das exportações de artigos de vestuário, tanto de ponto como de confecção, o que levou a um aumento dos volumes gerais de exportações na ordem dos 14,5 por cento, enquanto as produções têxteis reflectem um retrocesso importante (-8 por cento), já que as exportações de fios e tecidos continuam abaixo do nível do ano anterior.

 

O forte aumento das exportações de artigos de vestuário deve-se, em parte, a volumes anormalmente baixos registados durante o primeiro trimestre de 2003.

 

As importações mantêm-se na tónica de anteriores com aumentos importantes em produtos de uso final (artigos de vestir e roupa de casa).

 

A balança comercial melhorou em relação a Março de 2003, assim como a taxa de cobertura, que recupera quase cinco pontos percentuais do que diz respeito à dita ficha, ainda que se mantenha abaixo dos 70 por cento.

 

As perspectivas são, no entanto, incertas, pois não há factores suficientemente significativos que possam dar lugar a uma mudança na actual tendência de mercado.