Atlanta prepara-se para reunir o mundo dos TT

Agendada para 10 a 12 de maio, a próxima edição da Techtextil North America e da Texprocess Americas promete reunir no centro de convenções Georgia World, em Atlanta, uma oferta completa de têxteis técnicos, não-tecidos, máquinas e tecnologias para a indústria têxtil e vestuário.

Techtextil North America [©Messe Frankfurt]

Os dois certames, que voltam a realizar-se em paralelo em Atlanta, têm como foco para esta edição ajudar à integração de novas tecnologias e impulsionar a inovação para levar a indústria têxtil e de confeção para o futuro. A organização afirma que a Techtextil North America, dedicada aos têxteis técnicos (TT) e não-tecidos, e a Texprocess Americas, voltada para as tecnologias de processamento de materiais flexíveis, são uma ótima oportunidade para os visitantes conhecerem as novidades do sector, reforçarem as ligações B2B e equiparem-se para otimizar a sua produção

«As interrupções causadas pela pandemia criaram a necessidade de um sourcing mais flexível e tecnologias automatizadas que permitam à indústria escalar de forma eficiente a produção», afirma Kristy Meade, vice-presidente de feiras técnicas da Messe Frankfurt North America. «O desenvolvimento em áreas orientadas para o futuro, como o design 3D, blockchain e processos avançados estão a trazer perspetivas multifacetadas para os negócios atualizarem o seu chão de fábrica. A Techtextil North America e a Texprocess Americas irão servir como o ponto de encontro ideal para a indústria ver estes avanços pessoalmente», acrescenta.

Techtextil North America [©Messe Frankfurt]
Por isso mesmo, nesta edição de 2023, «os visitantes podem esperar ver as inovações mais relevantes e em linha com as tendências e podem descobrir sozinhos como os novos desenvolvimentos em I&D e tecnologias estão a revolucionar todo o tipo de indústrias, do vestuário aos estofos, da agricultura à construção, abrindo as portas para as diversas necessidades de sourcing da indústria», explica Kristy Meade.

Novidades de 2023

A organização anunciou novas adições para esta edição, nomeadamente a área Tech Zone, dedicada a tecnologias disruptivas que estão a ser implementadas nos têxteis técnicos, não-tecidos e têxteis confecionados, e a Startup Area, onde pequenas empresas que procuram visibilidade poderão mostrar os seus produtos.

Já o Symposium regressa com uma série de sessões informativas sobre novas tecnologias, onde especialistas da indústria irão debater alguns dos avanços que estão a ser feitos nos vários segmentos abrangidos pela Techtextil North America e pela Texprocess Americas e mostrar como os mesmos estão a mudar a indústria.

Texprocess Americas [©Messe Frankfurt-KS Photography Co]
«Este é um ano significativo para a indústria de têxteis confecionados reconstruir as cadeias de aprovisionamento e otimizar a eficiência», aponta Michael McDonald, presidente da SPESA, que coorganiza a Texprocess Americas com a Messe Frankfurt. «A sinergia criada através destes certames paralelos vai gerar um ambiente de negócio que encoraja a troca de conhecimento, recursos e tecnologia, que não só beneficia as empresas que participam na feira, mas também reforça as nossas indústrias coletivamente. Estamos extremamente entusiasmados por trazer os mais recentes avanços dos fornecedores da indústria de têxteis confecionados a audiências presenciais em 2023 e providenciar uma plataforma na qual podem imediatamente envolver-se e responder à informação que está a ser apresentada», assegura.

Na edição do ano passado estiveram presentes 265 expositores na Techtextil North America, incluindo a portuguesa Endutex, e cerca de 120 na Texprocess Americas.