A Zara Pre-Owned Service é a nova a plataforma online do marca-estrela do grupo Inditex, que acaba de dar o pontapé de saída no mercado de roupa usada. O projeto-piloto da retalhista de fast fashion será lançado no dia 3 de novembro no Reino Unido e pretende ajudar os clientes a repararem, venderem ou a doarem o vestuário adquirido na Zara.
Segundo a cadeia de moda espanhola, o objetivo desta iniciativa, que será alargada a mais países, é ajudar os clientes a tomar decisões mais sustentáveis e, assim, prolongar a vida útil do vestuário.
Este serviço vai permitir não só que os clientes da Zara possam solicitar a reparação de qualquer peça da insígnia, desde a substituição de botões e fechos até arranjos de costuras, como também que os mesmos possam revender peças usadas. A nova plataforma permite ainda fazer doações de vestuário a instituições como a Cruz Vermelha, caso o cliente não pretenda vender.
A insígnia-âncora do grupo Inditex lançou a sua primeira linha desportiva, a Zara Athleticz, em setembro de 2021, com oferta de moda masculina e uma secção separada na loja online, com design e logotipo próprios. No canal físico, a linha é apenas distribuída em cidades como Paris, Milão, Dubai, Manchester, Leidschendam-Voorburg, Barcelona e Madrid. Além do padel, a Athleticz incluiu a oferta de roupa e equipamento para outras modalidades como trail, golfe, ténis, running e training.
A Zara deu ainda mais um passo no desporto, em novembro de 2021, com a aliança estabelecida com empresa espanhola Joma, da qual resultou uma coleção de ténis. Como resultado do boom desportivo desde o início da pandemia de covid-19, a própria a Inditex também reforçou a oferta neste segmento dentro de outras marcas da empresa, como a Oysho e a Lefties.