Apiccaps avalia promoção externa

É já amanhã à tarde, no Centro Tecnológico do Calçado, em Felgueiras, que a Apiccaps vai promover, em parceria com a Aicep, o seminário de Avaliação do Projeto de Promoção Externa implementado no 2º. semestre de 2016 e em 2017.

Esta ação é obrigatória nos termos das condições de aprovação dos Projetos pelo Portugal 2020, pelo que a presença das empresas, como sublinha a organização, «é indispensável para assegurar o adequado e atempado pagamento dos Incentivos», permitindo também avaliar e debater, nomeadamente com a Aicep, o Programa de Promoção Externa do sector do calçado.

Para além da avaliação propriamente dita, o Seminário com início previsto para as 14h30 no Centro Tecnológico do Calçado (CTCP), em Felgueiras, incluirá a apresentação da estratégia de duas empresas consideradas referência no processo de internacionalização do calçado português: a J. Moreira, pelo administrador Joaquim Moreira da Silva, e a Take a Walk, pela administradora Salomé Almeida.

De acordo com a organização, o evento potenciará a troca de experiências e de informações pertinentes, contando com a participação de dois outros oradores convidados, representantes dos sectores do vestuário e artes gráficas: César Araújo, presidente da Anivec – Associação Nacional da das Indústrias da Vestuário e Confeção e José Manuel Castro, presidente da Apigraf – Associação Portuguesa das Industrias Gráficas.

Estes dois intervenientes efetuarão uma apresentação sobre a atividade de Promoção Externa dos respetivos sectores que, a par do calçado, se assumem vitais para a economia portuguesa. As empresas associadas da Anivec e Apigraf foram convidadas a estar presentes.

Durante a tarde, será ainda abordado o importante tema dos Incentivos do Programa Portugal 2020, com intervenção de um representante da Aicep.

A última intervenção, pelas 16h45, será de Rodrigo Bernardo, gestor de clientes, inovação sectorial e parcerias da Informa D&B, que apresentará uma análise económica e financeira do sector e alguns serviços úteis para as empresas.

Eis o programa completo:

14h30 – Abertura

14h35 – Avaliação do Projeto de promoção Externa de2016 (2º semestre) e 2017

15h00 – Apresentação de duas empresas participantes: J. Moreira e Take a Walk

15h30 – Estratégia de Promoção do Sector de Vestuário – César Araújo, Presidente da Anivec

15h45 – Estratégia de Promoção do Sector de Artes Gráficas –  José Manuel Lopes Castro, Presidente da Apigraf

16h00 – Debate

16h15 – Intervenção do representante da Aicep

16h45 – Indicadores sectoriais – Rodrigo Bernardo, gestor de clientes, inovação sectorial e parcerias da Informa D&B

17h00 – Debate e Encerramento