Apiccaps: 7 pares de pés nos EUA

A nova campanha de promoção do calçado português para 2018 terá, em vez de um, sete protagonistas. Dez anos depois do primeiro lançamento, a nova investida promocional da Apiccpas é orientada para novos consumidores e tem já um pé nos EUA.

Foi há 10 anos que a Apiccaps – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos lançou, com o apoio do Programa Compete, uma ousada campanha de comunicação do calçado português nos mercados externos, batizada The Sexiest Industry in Europe, que procurava deste modo reposicionar o sector.

Alicerçadas no logótipo Portuguese Shoes, as campanhas inspiram-se na iconografia portuguesa e numa ideia de sofisticação e qualidade.

A nova campanha, fotografada na ilha da Madeira, pretende ser um testemunho de um país rico em talento emergente, contando com os rostos da nova geração da moda nacional como Alécia Morais, Francisco Henriques, Isilda Moreira, João Lima, Maria Clara, Maria Rosa e Ricardo Gomes.

Este clube dos sete será responsável por colocar a Indústria mais sexy da Europa nos pés do mundo no próximo ano.

Cruzando referências e reforçando a ligação a vários sectores da economia portuguesa – como o vestuário, a ourivesaria e o turismo –, a campanha para 2018 procura, de acordo com a Apiccpas, «transmitir um retrato global de Portugal no exterior».

O comércio externo é, de resto, a principal prioridade para a indústria portuguesa de calçado, que exporta mais de 95% da produção para 152 países nos cinco continentes, o equivalente a 81 milhões de pares de calçado, num valor próximo dos 2.000 milhões de euros.

Para a Apiccaps este é, igualmente, o momento «de se proceder a uma avaliação do trabalho desenvolvido».

Na última década, as exportações portuguesas de calçado cresceram mais de 60%, atingindo um novo máximo histórico no final do último ano. Neste período, o preço médio do calçado exportado aumentou cerca de 30% e Portugal apresenta, na atualidade entre os principais produtores mundiais de calçado, o segundo maior preço médio de exportação.