Algodão retoma tendência decrescente

Os preços do algodão voltaram a descer no início de 2023, mantendo a tendência que se tem vindo a sentir desde meados do ano passado. Já na lã, embora os valores estejam abaixo dos praticados no período homólogo de 2022, houve uma subida em janeiro face ao mês anterior.

[©Pixabay-Bobbycrim]

Tomando como referência o índice Cotlook A Index, os preços do algodão registaram no mês de fevereiro (2,19 USD/kg) uma descida de 0,9% relativamente ao verificado no mês de janeiro (2,21 USD/kg), mantendo a tendência decrescente registada desde o segundo semestre de 2022. Na comparação homóloga, no mês de fevereiro o indicador de preços do algodão posicionou-se 28,2% abaixo do valor registado em igual período do ano anterior, sendo esta a quinta descida homóloga, após um período de 24 subidas consecutivas.

Análise do CENIT com base nos dados do National Cotton Council

Relativamente à média mensal do indicador AWEX-EMI, o preço das fibras de lã em fevereiro (cotação de 13,58 AUD/kg) evidenciou uma subida em cadeia de 1,9%. De referir que, na comparação homóloga, o índice de preços da lã posicionou-se 6,3% abaixo do registado em igual período de 2022, evidenciando a oitava descida homóloga consecutiva.