Algodão estabiliza e lã recupera

Face aos meses anteriores, o preço do algodão manteve-se relativamente estável enquanto a lã subiu, mas nas comparações com o ano passado, ambas as fibras continuam a ser comercializadas a valores inferiores.

[©Unsplash-Clayton Malquist]

Tomando como referência o índice Cotlook A Index, os preços do algodão registaram no mês de julho (2,05 USD/kg) uma subida de 0,7% relativamente ao verificado no mês de junho (2,04 USD/kg), mantendo-se relativamente estáveis em linha com os quatro meses anteriores.

Análise do CENIT com base nos dados do AWEX-EMI

Na comparação homóloga, no mês de julho o indicador de preços do algodão posicionou-se 28,9% abaixo do valor registado em igual período do ano anterior, sendo esta a 10.ª descida homóloga consecutiva.

Relativamente à média mensal do indicador AWEX-EMI, o preço das fibras de lã em agosto (cotação de 11,76 AUD/kg) evidenciou uma subida em cadeia de 1,2%.

De referir que, na comparação homóloga, o índice de preços da lã posicionou-se 12,4% abaixo do registado em igual período de 2022, evidenciando a 14.ª descida homóloga consecutiva.